Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando como nossos pais. É bem legal, porque podemos até inventar um brinquedo com alguma coisa que poderia ir para o lixo, aí estamos ajudando a natureza.
Pedro Henrique Martins | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu em dois momentos. O primeiro com um questionário para os pais responderem e a visita a casa de cultura e foram norteadas pelas seguintes perguntas: Você sabe como seus pais e avós brincavam quando eram crianças? Você conhece algum brinquedo ou brincadeira que eram utilizados por seus pais e avós? Os alunos demonstraram muita curiosidade sobre os brinquedos, alguns disseram que já tinham tido a oportunidade de brincar com algum dos brinquedos expostos.

Objetivos

Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidas, proporcionando assim, momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, para que as crianças se apropriem de conhecimentos que o ajudarão a agir sobre o meio em que eles se encontram, reconhecendo a cultura de seus antepassados.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, avós e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Expressividade e linguagem oral: Visita à Casa de Cultura – Expedição Investigativa;
• Movimento linguagem oral e matemática: Realização de brincadeiras e cantigas de roda antigas;
• Coordenação motora: Confecção de Pé de lata, 5 Marias e Bola de maia com auxílio de uma mãe;
• Movimento, coordenação motora, expressividade: Gincana com brincadeiras antigas no Dia dos Avós
• Coordenação motora, linguagem oral, noções matemáticas: Oficina de brinquedos antigos -Gadinhos de Osso,
-Confecção de Pipa com avô;
• Identidade e autonomia: Exposição de brinquedos antigos que foram confeccionados;
• Movimento, coordenação motora, Folclore, expressividade: Confecção de uma Boneca de Pano da Turma;
• Dramatização da Música – Bruxinha de Pano – Os monarcas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi um momento no qual podemos ver que as crianças podem ser autoras de suas próprias ações, escolhendo, elaborando e participando. E é esta representação cultural importante para a construção da identidade social. O nome do projeto foi escolhido democraticamente onde sugeri alguns nomes onde foi feita uma votação com o grande grupo, concluindo-se que o nome do projeto seria: Brincando como nossos pais.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Fundamental Maria Joaquina de Menezes

Diretor
Andréa Nunes Vargas

Turma
Pré 2

Número de alunos
13

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Através do projeto estamos nos reportando ao tempo em que era mais valorizado o processo de construção e reconstrução de brinquedos e das brincadeiras onde o mais importante não era o produto final, aquele pronto e acabado, sendo assim, concordamos que as brincadeiras tradicionais infantis são fontes enriquecedoras, enquanto resgate da cultura e prática do lúdico na constituição de grupos.
Madalena Gonçalves | Professor(a)