Brincando como nossos pais.
“ É bem legal, porque podemos até inventar um brinquedo com alguma coisa que poderia ir para o lixo, aí estamos ajudando a natureza.
Pedro Henrique Martins | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu em dois momentos. O primeiro com um questionário para os pais responderem e a visita a casa de cultura e foram norteadas pelas seguintes perguntas: Você sabe como seus pais e avós brincavam quando eram crianças? Você conhece algum brinquedo ou brincadeira que eram utilizados por seus pais e avós? Os alunos demonstraram muita curiosidade sobre os brinquedos, alguns disseram que já tinham tido a oportunidade de brincar com algum dos brinquedos expostos.
Objetivos
Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidas, proporcionando assim, momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, para que as crianças se apropriem de conhecimentos que o ajudarão a agir sobre o meio em que eles se encontram, reconhecendo a cultura de seus antepassados.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, avós e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Expressividade e linguagem oral: Visita à Casa de Cultura – Expedição Investigativa;
• Movimento linguagem oral e matemática: Realização de brincadeiras e cantigas de roda antigas;
• Coordenação motora: Confecção de Pé de lata, 5 Marias e Bola de maia com auxílio de uma mãe;
• Movimento, coordenação motora, expressividade: Gincana com brincadeiras antigas no Dia dos Avós
• Coordenação motora, linguagem oral, noções matemáticas: Oficina de brinquedos antigos -Gadinhos de Osso,
-Confecção de Pipa com avô;
• Identidade e autonomia: Exposição de brinquedos antigos que foram confeccionados;
• Movimento, coordenação motora, Folclore, expressividade: Confecção de uma Boneca de Pano da Turma;
• Dramatização da Música – Bruxinha de Pano – Os monarcas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi um momento no qual podemos ver que as crianças podem ser autoras de suas próprias ações, escolhendo, elaborando e participando. E é esta representação cultural importante para a construção da identidade social. O nome do projeto foi escolhido democraticamente onde sugeri alguns nomes onde foi feita uma votação com o grande grupo, concluindo-se que o nome do projeto seria: Brincando como nossos pais.