Lobo Mau, Lobo Bom
Expedição Investigativa
• Sondagens sobre conhecimento prévio sobre o assunto
• Entrevistas
• Visita nas dependências da escola para pesquisar sobre o assunto em diversos portadores textuais;
Objetivos
O projeto pretende construir saberes a partir do personagem lobo mau que povoa o universo infantil gerando um misto de medo e admiração, partindo daí para um estudo consequencial do lobo real.
Envolvendo realidade, fantasia, pesquisa e experimentação, o projeto abordará no processo contos, histórias e fábulas que contemplem o acesso à literatura infantil, canções populares de qualidade, produções artísticas, corporais e cênicas etc.
Comunidade de Aprendizagem
No projeto a o envolvimento das famílias, colegas, professores e equipe diretiva.
Articulação com o currículo
• Questionário para as famílias, na comunidade escolar,
• Rodas de conversa;
• Observação de imagens
• Desenvolvimento de atividades lúdicas;
• Elaboração de cartazes, álbuns, painéis;
• Registro organizado com uso de diferentes recursos;
• Dramatizações teatrais e musicais
• Contação de histórias relevantes ao tema
• Apresentar o personagem lobo e suas diversas possibilidades;
• Reconhecer e desenvolver diferentes sentimentos em relação ao personagem;
• Registrar o processo e as descobertas do processo.
• Movimento e brincadeiras
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após as sondagens de conhecimentos e preferências realizadas no primeiro mês letivo, notamos o interesse do grupo pelo tema e lançamos a proposta do nome a todos o que gerou muita expectativa, curiosidade e interesse. surgiu as perguntas: O lobo é sempre mau ou bom? O que é lobo para mim? E para minha família?