Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Lobo Mau, Lobo Bom
Expedição Investigativa

• Sondagens sobre conhecimento prévio sobre o assunto
• Entrevistas
• Visita nas dependências da escola para pesquisar sobre o assunto em diversos portadores textuais;

Objetivos

O projeto pretende construir saberes a partir do personagem lobo mau que povoa o universo infantil gerando um misto de medo e admiração, partindo daí para um estudo consequencial do lobo real.
Envolvendo realidade, fantasia, pesquisa e experimentação, o projeto abordará no processo contos, histórias e fábulas que contemplem o acesso à literatura infantil, canções populares de qualidade, produções artísticas, corporais e cênicas etc.

Comunidade de Aprendizagem

No projeto a o envolvimento das famílias, colegas, professores e equipe diretiva.

Articulação com o currículo

• Questionário para as famílias, na comunidade escolar,
• Rodas de conversa;
• Observação de imagens
• Desenvolvimento de atividades lúdicas;
• Elaboração de cartazes, álbuns, painéis;
• Registro organizado com uso de diferentes recursos;
• Dramatizações teatrais e musicais
• Contação de histórias relevantes ao tema
• Apresentar o personagem lobo e suas diversas possibilidades;
• Reconhecer e desenvolver diferentes sentimentos em relação ao personagem;
• Registrar o processo e as descobertas do processo.
• Movimento e brincadeiras

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após as sondagens de conhecimentos e preferências realizadas no primeiro mês letivo, notamos o interesse do grupo pelo tema e lançamos a proposta do nome a todos o que gerou muita expectativa, curiosidade e interesse. surgiu as perguntas: O lobo é sempre mau ou bom? O que é lobo para mim? E para minha família?

Ficha Técnica
Escola
EMEI Mundo da Criança

Diretor
Aline Pasinato Grahl

Turma
Pré Maternal 1

Número de alunos
20

Educadores
Ana Paula Maciel Lottermann, Ana Paula Dill, Suane Ponciano

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Apoiadores
SICREDI, SMECDL, ULBRA

Assessoria Pedagógica
ULBRA - CARAZINHO
"O lobo também provoca a imaginação e as vivências pessoais das crianças por estarem presentes em seu cotidiano ( inclusive como personagem na TV e outros portadores), porém músicas infantis, literatura infantil e produções cinematográficas, cênicas e televisivas indicadas à faixa etária da turma exploram pouco as diversas possibilidades do tema, deixando o lado mau do lobo prevalecer."
Ana Paula Maciel Lottermann | Professor(a)