Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A transformação da sementinha
Expedição Investigativa

Tudo começou com a história “Aconteceu com a margarida”. No final da história, os alunos fizeram vários questionamentos:
- Como se planta uma semente?
- Como ela nasce?
- Como a semente vira uma árvore?
- Toda semente vira árvore?
- Podemos comer as sementes?

Objetivos

- Aprimorar os conhecimentos relacionados às sementes, percebendo a sua importância no Meio Ambiente e na alimentação;
- Observar as etapas de crescimento de uma semente, para compreender como devemos plantá-las e cuidá-las.

Comunidade de Aprendizagem

Professoras/monitoras, direção, família, parceiros e comunidade.

Articulação com o currículo

- Contação de histórias.
- Vídeos.
- Músicas e dramatizações
- Atividades: plantação de um feijão (observação e cuidado), construção do boneco Cuca Verdade (alpiste e serragem), colagens de diferentes sementes em trabalhos, sementes e números, sementes e letras, construção de cartazes com recortes e desenhos, confecção do livro a sementinha.
- Passeio pela cidade para observação e recolhimento do lixo jogado no chão.
- Artesanato com material reciclado.
- Confecção de bonecos de sucata.
- Placas (frases e desenhos sobre o Meio Ambiente) para os canteiros da cidade.
- Visitação a estufas.
- Apresentação da Dona Vitamina e confecção da mesma.
- Confecção da Saladinha e entrevistas com a família sobre a alimentação das crianças.
- Horta com garrafas pet (plantar sementes de alimentos saudáveis).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu coletivamente com os alunos. Todos deram a sua opinião sobre o “nascimento” da sementinha, falaram o que já sabiam e o que queriam saber sobre ela, confeccionando cartazes.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil ARCO-ÍRIS

Diretor
Silvane Simmi

Turma
Jardim 1 e 2

Número de alunos
30

Educadores
Janaína Finger, Caroline Kercher, Silvia Deitos, Carlene Zulianotto.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barão

Cooperativa
SICREDI SERRANA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARAO

Assessoria Pedagógica
Universidade de Caxias do Sul - UCS
"Através deste projeto os alunos da EMEI ARCO-ÍRIS puderam sensibilizar-se com o processo da germinação da sementinha, observando e registrando diariamente cada etapa do seu desenvolvimento. E com isso, possibilitou que os alunos compreendessem a importância do cuidado e da preservação do meio ambiente."
Janaína Finger e Caroline Kercher | Professor(a)