A transformação da sementinha
Expedição Investigativa
Tudo começou com a história “Aconteceu com a margarida”. No final da história, os alunos fizeram vários questionamentos:
- Como se planta uma semente?
- Como ela nasce?
- Como a semente vira uma árvore?
- Toda semente vira árvore?
- Podemos comer as sementes?
Objetivos
- Aprimorar os conhecimentos relacionados às sementes, percebendo a sua importância no Meio Ambiente e na alimentação;
- Observar as etapas de crescimento de uma semente, para compreender como devemos plantá-las e cuidá-las.
Comunidade de Aprendizagem
Professoras/monitoras, direção, família, parceiros e comunidade.
Articulação com o currículo
- Contação de histórias.
- Vídeos.
- Músicas e dramatizações
- Atividades: plantação de um feijão (observação e cuidado), construção do boneco Cuca Verdade (alpiste e serragem), colagens de diferentes sementes em trabalhos, sementes e números, sementes e letras, construção de cartazes com recortes e desenhos, confecção do livro a sementinha.
- Passeio pela cidade para observação e recolhimento do lixo jogado no chão.
- Artesanato com material reciclado.
- Confecção de bonecos de sucata.
- Placas (frases e desenhos sobre o Meio Ambiente) para os canteiros da cidade.
- Visitação a estufas.
- Apresentação da Dona Vitamina e confecção da mesma.
- Confecção da Saladinha e entrevistas com a família sobre a alimentação das crianças.
- Horta com garrafas pet (plantar sementes de alimentos saudáveis).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu coletivamente com os alunos. Todos deram a sua opinião sobre o “nascimento” da sementinha, falaram o que já sabiam e o que queriam saber sobre ela, confeccionando cartazes.