Classificação: EDUCAÇÃO
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Minhas primeiras descobertas
Expedição Investigativa


A expedição investigativa aconteceu de forma diferenciada com os alunos do Berçario:

• Adaptação na escola
• Entrevistas
• Histórias
• Musicas
• Cantigas
• Imagens
• Diferentes sabores de alimentos
• Degustação de alimentos
• Apreciar objetos e formas
• Diferentes sensações ( frio, quente, áspero, liso, opostos)
• Aromas e diferentes perfumes

Objetivos

Proporcionar ao longo desse projeto o contato das crianças com: novos sabores, texturas, sons, imagens para que tenham contato com tudo que está a sua volta, abrangendo sua linguagem e experiências.

Comunidade de Aprendizagem

No projeto há o envolvimento das famílias, professores, colegas e direção.

Articulação com o currículo

• Dentro das dimensões do conhecimento vamos trabalhar:
• Saber ser e conviver
• Comunicação- linguagem- conhecer
• Trilha sensitiva
• Expressão oral e corporal
• Expressar-se livremente através de suas criações, utilizando de diferentes materiais, rasgadura e modelagem.
• Desenvolver a musicalidade,
• Desenvolver a atenção
• Dramatização com fantoches
• Pintura com tempera
• Atividades corporais
• Caixa surpresa
• Exploração de revistas
• Estimulação motora, equilíbrio e coordenação,
• Linguagem, ampliação do vocabulário.
• Identidade,
• Autonomia
• Noção de opostos
• Empilhar
• Apreciação de histórias, cantos, materiais concretos, imagens...
• Imitação
• Brincar com objetos de cozinha
• Apreensão de objetos e alimentos
• Bandinha da cozinha

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Constatei que a turma se interessa por tudo que é novo, sensações novas, sons (música, ruídos, sons de animais) imagens (figuras de pessoas, de animais, alimentos, livro...) texturas (massinha de modelar, areia, plantas) e como estão na fase oral, experimentam levando tudo à boca, descobrindo o mundo ao seu modo.
São muitas descobertas e na medida em que vão experienciando, vão descobrindo e aprendendo.

Ficha Técnica
Escola
EMEI Mundo da Criança

Diretor
Aline Pasinato Grahl

Turma
Berçario 1

Número de alunos
13

Educadores
Ana Paula Maciel Lottermann, Ivete De Moraes e Lurdes Scheneider

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Ulbra - Carazinho
"Acreditamos na importância de explorar os sentidos, trabalhar com nossos pequeninos através das sensações para que eles possam se sentir e conhecer seu corpo e suas limitações através de atividades lúdicas e prazerosas que possibilitem as descobertas boas, agradáveis ou desagradáveis."
Ana Paula Maciel Lottermann | Professor(a)