Brincando com letras eu aprendo
Expedição Investigativa
Foi realizada uma sondagem sobre o conhecimento que a turma tinha sobre as letras do Alfabeto , surgindo assim a ideia de construir um Alfabeto Concreto envolvendo as famílias para participar deste processo de uma forma lúdica dando um significado maior para o aprendizado das crianças. Além de observação de placas no centro da cidade (simbologia).
Objetivos
A partir da observação e do interesse das crianças pelas letras este projeto mostrará a importância de familiarizar a criança com o processo de alfabetização estimulando a participação da família em um trabalho integrado com a escola.
Comunidade de Aprendizagem
Este projeto teve a participação dos alunos do Pré 1 e suas respectivas famílias, para estudar a história do nome de cada um.
Articulação com o currículo
*Leitura de gravuras, versinhos, histórias, produção textual, caixa do alfabeto concreto, caixas individuais para cada letra, alfabeto móvel, caixinha de música, trabalho com crachás, bingo do nome, recortes de letras de revistas, chamadinha, dominó das vogais,dicionário ilustrado, fantoches de letras, Alfabeto Hilário ( Coleção PNAIC).
*Contagem oral, contar número de letras do nome e outras palavras trabalhadas, classificação, comparação, ordenação de gravuras , letras e números,cálculo mental e com uso de material concreto, histórias matemáticas, cores, formas e tamanhos.l
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
As crianças da EMEI Mundo da Criança estão inseridas em um ambiente preparatório, cuja aquisição de informações acontece naturalmente. A maioria dos alunos do Pré 1 já frequentaram a creche e o Jardim,tendo o contato com as letras do alfabeto através de Alfabeto Concreto,tornando a escola um ambiente letrado onde o conhecimento das letras ocorreu de forma espontânea, por isso a temática: Para que servem as letras?