Alfabetização e Convivência.
“ “Gostamos do teatro da Formiguinha na Neve, onde Deus salvava ela do floquinho. Também de ir nas outras salas apresentar com o Avental da Geometria, dos boliches que jogamos onde quem derrubava as garrafas com número maior fazia mais pontos. Sempre que terminamos os trabalhos sentamos para ler e olhar os desenhos dos livros. O coleguinha que conhece melhor as sílabas ajuda o outro, é legal”
Depoimento da turma 11) | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pedir autorização aos pais e a escola para realizar a Expedição Apreciativa.
Avisar os responsáveis pelo local a ser visitado.
Visita a Tekmidia Comunicação Visual onde os alunos observaram os diferentes tamanhos e formas de letras e números.
Ao retornar à escola: foram feitos relatórios orais sobre atitudes, comportamentos e convivência durante a visita.
Objetivos
Realizar atividades que proporcionem aos alunos ampliar seus conhecimentos sobre a importância da leitura e escrita em nossas vidas e a convivência com os valores de cooperação e cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da turma 11, suas famílias e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Português:
- Leitura e interpretação.
Geografia e História:
- Eu, grupo familiar e grupo social.
Artes:
- Desenho.
- Pintura e colagem.
- Produzir imagens diversas através da geometria
- Identificação de cores.
Matemática:
- Numerais.
- Escrita por extenso.
- Gráfico.
- Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo).
- Noções de quantidades: adição e subtração
Ciências:
- Animal: Formiga, sua alimentação e habitat.
Educação Física:
- Noção de distância, direção e lateralidade.- Coordenação motora.
- Teatro.
- Brincadeiras: Pé de coelho da sorte e Pega-pega da Rainha de Copas.
Ensino Religioso:
- Comentar sobre o poder de Deus na história.
- Liderança, respeito mútuo, cooperação e cidadania.