Lembrando e criando brincadeiras
“ Gostei de brincar com as caixas, foi divertido montar prédios e brincar de médico com as fantasias. Gosto de brincar de jacaré que a mãe tinha quando era pequena e ela fez agora para nós brincar juntos depois que levamos a sacola das brincadeiras da família.
Pedro Bertoldo de Moura | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi norteada através da seguinte pergunta exploratória: Quais as brincadeiras recreativas que os alunos do 1° ano da Escola Cândida mais gostam? E se os alunos da Pré-escola as conheciam. No momento da expedição foram apresentadas as brincadeiras: coelhinho sai da toca, caça ao rabo, ovo choco e cada um com seu sapato. Podemos observar que mesmo os alunos da Pré-Escola conhecendo as brincadeiras de maneira diferente ficaram interessados e motivados a brincar juntos.
Objetivos
Resgatar as brincadeiras, brinquedos e cantigas conhecidas pelos alunos e seus familiares, possibilitando a criação de novas atividades lúdicas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Estimular a interação e o cuidado com os colegas;
• Promover e estimular a Criatividade;
• Estimular a criatividade, a afetividade e a participação da família;
• Resgatar contos clássicos, estimular a imaginação e a atenção;
• Resgatar, identificar e valorizar as brincadeiras antigas;
• Estimular e desenvolver a criatividade;
• Resgatar, identificar e valorizar as brincadeiras antigas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos gostaram da expedição. Demonstraram bastante empolgação em aprender brincadeiras novas e interagir com os colegas da outra turma. Observaram coisas que antes não haviam prestado atenção, como, as diferentes formas de brincar a mesma brincadeira, e como aprendemos bastante com os colegas. Eles se interessaram bastante interagiram e participaram das brincadeiras mesmo sem conhecê-las demonstrando muito prazer em aprender.