Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Livros. Livrinhos e livrões. Eu aprendi que tem que cuidar dos livros, passar as folhas devagarzinho se não se acaba com eles e depois não tem mais para ler e olhar.
Michele Vestena Mazzonetto | aluno(a)
Expedição Investigativa

Foi possível perceber que os alunos se interessaram primeiramente pelos livros maiores, tais como, dicionários e atlas, pois acreditavam que quanto maior o livro mais interessante seria, no entanto, como não havia muitas figuras procuraram os livros infantis que continham vários desenhos coloridos.
A pergunta que norteou a expedição investigativa foi: Quais as histórias que mais gostam de ouvir? Por quê?

Objetivos

Inserir as crianças no mundo da leitura de maneira prazerosa e significativa, proporcionando situações diversificadas de aprendizagem, levando-as a perceber a importância do ato de ler e compreender para que ampliem seu vocabulário, bem como, suas visões de mundo.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Oralidade, expressão corporal, estimular a imaginação;
• Estimular a imaginação, Motricidade;
• Envolver a família, estimular a imaginação, desenhar, pintar;
• Estimular a imaginar, desenvolver o gosto da leitura;
• Estimular a imaginar, desenvolver o gosto da leitura;
• Motricidade, Imaginação, reaproveitamento de materiais;
• Estimular a imaginação e convívio com a sociedade;
• Estimular a imaginação e convívio com a sociedade;
• Estimular a imaginação, criatividade e gosto pela leitura.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O registro da expedição foi através de desenhos e recortes realizados pelos alunos e através das fotografias. Os alunos sugeriram cinco nomes para o projeto e que em seguida os pais puderam escolher o nome preferido, entre os nomes estavam: Quero Ler! Olha os Livros! Viva a história! Olhar e guardar! Livros, livrinhos e livrões! Os pais, em reunião, optaram pelo nome; Livros livrinhos e livrões. Justificaram a escolha por ser mais do mundo das crianças.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela

Diretor
Angela Binotto da Rosa

Turma
Pré A e Pré B - Escola João Zanella

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto está sendo de muita importância, pois despertou o interesse dos alunos pelos livros, o cuidado que se deve ter com eles. Também, as famílias se envolveram na leitura e desenho das histórias, o que é bom para a integração da escola e família.
Clotilde Mazzonetto Spanevello | Professor(a)