Livros. Livrinhos e livrões.
“ Eu aprendi que tem que cuidar dos livros, passar as folhas devagarzinho se não se acaba com eles e depois não tem mais para ler e olhar.
Michele Vestena Mazzonetto | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi possível perceber que os alunos se interessaram primeiramente pelos livros maiores, tais como, dicionários e atlas, pois acreditavam que quanto maior o livro mais interessante seria, no entanto, como não havia muitas figuras procuraram os livros infantis que continham vários desenhos coloridos.
A pergunta que norteou a expedição investigativa foi: Quais as histórias que mais gostam de ouvir? Por quê?
Objetivos
Inserir as crianças no mundo da leitura de maneira prazerosa e significativa, proporcionando situações diversificadas de aprendizagem, levando-as a perceber a importância do ato de ler e compreender para que ampliem seu vocabulário, bem como, suas visões de mundo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Oralidade, expressão corporal, estimular a imaginação;
• Estimular a imaginação, Motricidade;
• Envolver a família, estimular a imaginação, desenhar, pintar;
• Estimular a imaginar, desenvolver o gosto da leitura;
• Estimular a imaginar, desenvolver o gosto da leitura;
• Motricidade, Imaginação, reaproveitamento de materiais;
• Estimular a imaginação e convívio com a sociedade;
• Estimular a imaginação e convívio com a sociedade;
• Estimular a imaginação, criatividade e gosto pela leitura.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O registro da expedição foi através de desenhos e recortes realizados pelos alunos e através das fotografias. Os alunos sugeriram cinco nomes para o projeto e que em seguida os pais puderam escolher o nome preferido, entre os nomes estavam: Quero Ler! Olha os Livros! Viva a história! Olhar e guardar! Livros, livrinhos e livrões! Os pais, em reunião, optaram pelo nome; Livros livrinhos e livrões. Justificaram a escolha por ser mais do mundo das crianças.