OS ALIMENTOS
“ Os alimentos fazem bem pra saúde, fazem ficar forte. Eu aprendi comer comida, comer frutas e tomar suco.
LUIZ MIGUEL | aluno(a)
Expedição Investigativa
Painel com imagens e rótulos de alimentos saudáveis e não saudáveis.
Objetivos
Proporcionar atividades interativas, comunicativas, e expressivas e desenvolver a fala, a escuta e a sensibilidade na interação entre as crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias dos Alunos
Articulação com o currículo
Linguagem 1-Conhecer a importância dos alimentos; 2-Conhecer alguns alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável; 3-Identificar alimentos doce; 4-Identificar alimentos salgado; 1-Visita na cozinha da escola para saber que alimentos tem na escola. 2-Lista de frutas que conhecem, 3-Degustação de alimento doce na sala de aula 4-Degustação de alimento salgado na sala de aula. Respeitar suas produções e a dos colegas Desenhos. Matemática Ter noção de números e quantidades; Gráfico do alimento preferido de cada criança para saber quantidades das preferências. Ciências humanas Adquirir noções de preferências. Gráfico dos alimentos que são consumidos nas casas dos alunos. Ciências da natureza Adquirir habito da alimentação saudável. Preparação e degustação de alimentos na escola.
Respeitar suas produções e a dos colegas Desenhos
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição foi realizada roda de conversa onde cada criança pode expor sua opinião. Em seguida fui perguntando para os alunos o que viram no painel e o que mais tinha chamado a atenção, e conforme iam falando fui listando no quadro. No segundo momento sugeri para os alunos que desenhassem o que viram no painel. Como foram citados diversos tipos de alimentos, sugeri para os alunos o tema e eles gostaram ficando então o tema “os alimentos”.