Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O TELEFONE
Expedição Investigativa

Foi oferecido para as crianças um telefone feito de lata para que eles pudessem manusear, durante o momento que estiveram brincando com o telefone, pudemos perceber que os mesmos tinham noção do que aquilo representava, pois colocavam na boca e ficavam tentando falar algo mesmo que só saísse um blá blá blá, colocavam no ouvido e ficavam quietinho tentando ouvir o som.

Objetivos

Proporcionar atividades para que as crianças explorem gestos, expressões corporais, sons da língua e o significado e sentido das palavras nas falas, ampliando gradativamente sua compreensão da linguagem verbal.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias dos Alunos

Articulação com o currículo

Linguagem: Explorar diferentes brinquedos e objetos de forma que possam desenvolver a fala e a audição.
Brincar verbalizando com o uso de objetos, para invenção de palavras, usando e ampliando seu repertório.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição, começamos a discussão do que poderíamos trabalhar com o que havíamos observado, primeiramente saiu a ideia do nome Quem vai falar e O Telefone. Observando o comportamento das crianças chegamos a conclusão de que a segunda opção ficaria mais interessante por esse motivo o tema do nosso projeto ficou: O TELEFONE.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO DE ENSINO INFANTIL MUNICIPAL ARNOUD ALMEIDA DE OLIVEIRA

Diretor
ARLETI DEL CASTANHEL DOS SANTOS

Turma
JARDIM II

Número de alunos
13

Educadores
NILDA GOMES PORTELA, ROSANA VENÂNCIO DA SILVA, ARIELLY SUYANE E LAISE DA SILVA BATISTA

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
Papelaria Pinóquio

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
O projeto O telefone foi muito interessante de se trabalhar na turma de um ano, porque ao mesmo tempo que se divertiam com os materiais eles comunicavam uns com os outros da forma deles e assim ajudando o desenrolar da fala e também a socialização, todas as atividades que foram desenvolvidas no decorrer do projeto ajudaram muito as crianças no seu desenvolvimento.
Nilda Gomes Portela | Professor(a)