BRINCANDO DE BRINCAR
“ Eu achei muito divertido fazer e construir esse projeto, além de ajudar a divertir as crianças, aprendemos que as crianças gostam de muitas brincadeiras e que não cansam tão fácil. Também achei interessante que foi desenvolvido o projeto: para acalmar as crianças e fazer algo interessante, que as crianças se interessassem e gostassem e, nós conseguimos fazer isso e todos nós estamos muito satisfeitos como resultado do nosso trabalho.
Grasieli Bock de Oliveira | aluno(a)
Expedição Investigativa
Durante o recreio, observando-se os alunos percebeu-se que os anos finais brincavam com os alunos dos anos iniciais. Com isso, propôs-se aos alunos dos anos finais pesquisar com os alunos dos anos iniciais, sobre a seguinte pergunta exploratória: Do que eu gosto de brincar na escola? A partir disso, surgiu a ideia de organizar recreios divertidos para os alunos pequenos, organizados e realizados pelos alunos dos anos finais.
Objetivos
Promover momentos de integração, ludicidade e entretenimento com alunos dos anos iniciais, nos recreios da escola, orientados por alunos dos anos finais.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
Valores:
• Reunião do grupo (alunos dos anos finais) para organizar os recreios divertidos;
• Recreios divertidos (brincadeiras recreativas e dirigidas, jogos com bola, corda, atividades físicas);
• Dia da diversão na escola (dia com pintura de rosto, pula-pula, piscina de bolinhas, palhaços, balas).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Num dia de sol, fomos todos para o “triângulo” da escola, área de lazer e recreação, durante o recreio, lá conversamos sobre que brincadeiras os alunos gostavam de brincar na escola, baseado na pesquisa feita a partir da pergunta exploratória. Essa atividade foi conduzida pelo grupo de alunos dos anos finais do 8 ano, e surgiu a ideia de organizar “monitores do recreio” para que façam atividades com os alunos dos anos iniciais.