Classificação: RESPONSABILIDADE
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO DE BRINCAR Eu achei muito divertido fazer e construir esse projeto, além de ajudar a divertir as crianças, aprendemos que as crianças gostam de muitas brincadeiras e que não cansam tão fácil. Também achei interessante que foi desenvolvido o projeto: para acalmar as crianças e fazer algo interessante, que as crianças se interessassem e gostassem e, nós conseguimos fazer isso e todos nós estamos muito satisfeitos como resultado do nosso trabalho.
Grasieli Bock de Oliveira | aluno(a)
Expedição Investigativa

Durante o recreio, observando-se os alunos percebeu-se que os anos finais brincavam com os alunos dos anos iniciais. Com isso, propôs-se aos alunos dos anos finais pesquisar com os alunos dos anos iniciais, sobre a seguinte pergunta exploratória: Do que eu gosto de brincar na escola? A partir disso, surgiu a ideia de organizar recreios divertidos para os alunos pequenos, organizados e realizados pelos alunos dos anos finais.

Objetivos

Promover momentos de integração, ludicidade e entretenimento com alunos dos anos iniciais, nos recreios da escola, orientados por alunos dos anos finais.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

Valores:
• Reunião do grupo (alunos dos anos finais) para organizar os recreios divertidos;
• Recreios divertidos (brincadeiras recreativas e dirigidas, jogos com bola, corda, atividades físicas);
• Dia da diversão na escola (dia com pintura de rosto, pula-pula, piscina de bolinhas, palhaços, balas).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Num dia de sol, fomos todos para o “triângulo” da escola, área de lazer e recreação, durante o recreio, lá conversamos sobre que brincadeiras os alunos gostavam de brincar na escola, baseado na pesquisa feita a partir da pergunta exploratória. Essa atividade foi conduzida pelo grupo de alunos dos anos finais do 8 ano, e surgiu a ideia de organizar “monitores do recreio” para que façam atividades com os alunos dos anos iniciais.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Diretor
Vera Lúcia Spat

Turma
8º Ano

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O desenvolvimento do projeto trouxe muitas aprendizagens, além de integrar alunos dos anos finais com alunos dos anos iniciais. Dentre as aprendizagens estão a cooperação, o respeito, a participação voluntária e a facilidade de contagiar alegria. Nos encontros para planejamento e avaliação das atividades, o grupo discutia as dificuldades, apontava possíveis soluções e festejava os pontos positivos. Assim, o grupo desenvolveu a responsabilidade, a cooperação e o espírito de equipe.
Fabricia Sônego | Professor(a)