Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Saneamento Básico: Condições Gerais de Saúde “Gostamos muito de trabalhar sobre este projeto, aprendemos mais sobre saneamento básico e tudo o que é necessário para termos condições gerais de saúde e bem-estar. As atividades mais interessantes foram a confecção das maquetes, do álbum de poemas, o filme sobre como salvar o Planeta Terra e a degustação do lanche saudável”.
Depoimento coletivo | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no Bairro Industrial. Ao retornar para a sala de aula, os alunos foram questionados sobre as boas perguntas. As respostas foram listadas no quadro negro. Em seguida cada aluno produziu um texto sobre a expedição investigativa e ilustrou. Os textos foram lidos para toda a turma e os desenhos expostos no mural da sala de aula. O que mais chamou atenção dos alunos na expedição foi a quantidade de lixo (resíduos) que estavam expostos no local.

Objetivos

Proporcionar aos alunos conhecer as condições gerais de saúde inseridas no contexto ambiental, possibilitando o aprendizado sobre serviços de saneamento básico e preservação do meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Ciências: Saúde e bem-estar, Hábitos de higiene. Pesquisa sobre doenças como a dengue, transmissão do zica vírus e febre chikungunya. Problemas ambientais, desmatamento, fauna, flora, poluição da água, ar e solo.
Artes: Ilustração de quadrinhas, recorte, colagem de figuras.
Estudos Sociais: Direitos e deveres do cidadão quanto ao saneamento básico.Mapa do município, construção de planta com legendas. Observação de fotos e vídeos de diferentes lugares, culturas, raças e posições socioeconômicas.
Matemática: gráficos de acordo com as condições vitais e necessidades do ser humano, cálculos das quatro operações. Interpretar histórias matemáticas e resolvê-las.
Português: leitura, interpretação e produção de frases, produção textual, parágrafos, coerência, acentuação e pontuação. Produzir textos sobre condições gerais de saúde e bem-estar.
Artes: Confecção de painel. Cantar música, desenho e pintura. Decoração do caderno com capa.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental John Kennedy

Diretor
Juliana C. S. Lucietto

Turma
5º ano 1

Número de alunos
19

Educadores
Roseane Barboza

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
Vigilância Sanitária

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
“O desenvolvimento deste projeto ocorreu de forma muito positiva, pois me possibilitou uma maior diversificação nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Deixou minhas aulas mais atrativas, criativas e com novos conhecimentos de interesse dos alunos. Acredito ter alcançado os objetivos propostos, pois senti como os alunos ficavam empolgados em cada ação que realizávamos, o despertar da curiosidade, dos novos conhecimentos e o desejo de aprender mais”. Roseane Barboza
Roseane Barboza | Professor(a)

Repercussão na mídia

Página do Facebook.