Classificação: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Educação Alimentar O projeto foi criado com a intenção de melhorarmos a nossa alimentação e ter uma vida mais saudável. Com isso aprendemos que ter uma alimentação irregular causa danos em nosso corpo e no nosso organismo. Toda a turma amou fazer as receitas naturais e muito mais saudáveis do que estamos acostumados a comer. Enfim, estamos satisfeitos como resultado do nosso trabalho que rendeu a elaboração e publicação de um livro de receitas.
Grasiele Bock Oliveira | aluno(a)
Expedição Investigativa

Realizamos a expedição investigativa no refeitório durante o lanche da manhã tendo em vista a pergunta exploratória: qual a primeira alimentação que vocês fazem pela manhã.

Objetivos

Promover o entendimento dos alunos quanto a importância de uma alimentação saudável.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

Saúde e nutrição:
• Coleta de receitas saudáveis;
• Pesquisa de preços e compra dos ingredientes para as receitas;
• Preparo das receitas;
• Pesquisa nutricional;
• Palestra com nutricionista do município;
• Organização e impressão do livro de receitas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa realizamos o conselho de grupo e percebemos que uns vem em jejum para a escola e outros comem balas ou chicletes como única refeição da manhã. A partir daí ficamos preocupados com este tipo de alimentação, ou melhor, com a falta de uma alimentação adequada. surgiu assim o projeto Educação Alimentar.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Diretor
Vera Lúcia Spat

Turma
8º ano

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto foi realizado durante o ano, as pesquisas de mercado foram um sucesso, além de ver os melhores preços dos ingredientes, também foi analisado o valor nutritivo dos alimentos. A palestra com a nutricionista foi muito importante; os alunos interagiram, fizeram perguntas enriquecendo os conhecimentos. Mas o que chamou a atenção foram os encontros realizados na minha residência, onde eles elaboraram as receitas e, realmente a aprendizagem e o interesse foi grande.
Itatiana Abreu de Almeida | Professor(a)