Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Releituras Fílmicas: Uma Viagem pelas Obras Clássicas Nós realizamos um projeto sobre releituras fílmicas e achamos que foi uma ótima experiência ver os filmes clássicos e recriarmos as cenas e também nos aproximar mais a filmes que com certeza não escolheríamos para olhar, em nossa experiência de realizarmos esse projeto digamos que foi um momento muito bom e temos certeza de que hoje escolheremos mais desses filmes para olharmos pois são ótimos.
Emanuel da Silva Carvalho | aluno(a)
Expedição Investigativa

Nossa expedição investigativa iniciou com a discussão a respeito do que chamamos obra clássica e porque ela recebe este nome. Com essas indagações assistimos algumas cenas de filmes que se tornaram clássicos do cinema. Isso foi feito na sala de vídeo (sala de leitura).

Objetivos

Conhecer as narrativas fílmicas através da assistência de filmes clássicos, ressignificando a experiência do cinema.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

Produção textual, Expressão Artística e Produção textual:
• Assistência de filmes considerados clássicos;
• Oficina de uso de câmera filmadora;
• Oficina de edição de filmagem;
• Releituras de cenas clássicas com a produção de uma nova cena estrelada pelos alunos através da sua leitura/entendimento daquele filme;
• Produção e filmagem das cenas reescritas pelos alunos;
• Produção de encarte sobre o projeto para acompanhar dvds com as filmagens das releituras das cenas clássicas;
• Escolha e revelação de fotos para uma exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Nosso projeto resultou de uma conversa sobre filmes que não vemos mais na tevê, que não comum nos cinemas comerciais. A partir da assistência do filme Romeu e Julieta, indagamos sobre como tal filme foi pensado e porque se tornou uma obra clássica, referência a todos os outros filmes do mesmo gênero. Com esse intuito, discutimos a necessidade de conhecer os filmes considerados clássicos, pouco veiculados nos espaços escolares.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Diretor
Vera Lúcia Spat

Turma
9º Ano

Número de alunos
18

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto “releituras fílmicas: uma viagem pelas obras clássicas” fez com que os alunos pudessem aumentar seu repertório, conhecendo obras clássicas, atemporais, que contam a história do cinema. Através das experiências fílmicas temas relevantes foram discutidos. A linguagem do cinema proporciona uma nova possibilidade de discussão e aprendizagem para o aluno. Com releituras, os alunos reeditam como seu olhar cenas marcantes dos filmes assistidos.
Fabiane Raquel Canton | Professor(a)