Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Regiões Brasileiras O projeto proporcionou para mim um conhecimento das diferentes regiões do Brasil e com isto a ampliando meus horizontes. A participação me deixou muito feliz, pois esse conhecimento, foi uma construção no decorrer das aulas de geografia.
Iago Souza Brito | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na própria sala de leitura com a exploração do mapa do Brasil e em livros de geografia disponibilizados pela professora onde os alunos foram questionados pela pergunta exploratória: Todo Brasil é igual?

Objetivos

Caracterizar as Regiões Brasileiras considerando a divisão do IBGE de forma que os alunos conheçam e identifiquem a diversidade do nosso País.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

Regiões Brasileiras:

* Pesquisar expressões típicas de cada região e organizar um glossário em forma de folheto;

* Alimentação: elaborar um prato típico de cada região;

* Vestimenta: caracterizar alunos conforme cada região.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No Conselho de Grupo conversou-se sobre o que se viu no mapa e nos livros e decidiu-se caracterizar cada região de acordo com sua cultura. O nome escolhido para o projeto foi: Regiões brasileiras.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Diretor
Vera Lúcia Spat

Turma
7º Ano

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O estudo das regiões brasileiras, no decorrer do ano letivo, visa fazer uma associação entre os aspectos físicos e humanos de cada uma das regiões e como consequência a ligação entre as mesmas. Com o projeto foi possível conhecer e destacar as diferenças culturais regionais existentes em nosso território brasileiro, buscando com isso a valorização de cada região.
A valorização vem, quando conhecemos o espaço, sua história, cultura, economia, entre outros.
Roseli Dias Real | Professor(a)