Regiões Brasileiras
“ O projeto proporcionou para mim um conhecimento das diferentes regiões do Brasil e com isto a ampliando meus horizontes. A participação me deixou muito feliz, pois esse conhecimento, foi uma construção no decorrer das aulas de geografia.
Iago Souza Brito | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu na própria sala de leitura com a exploração do mapa do Brasil e em livros de geografia disponibilizados pela professora onde os alunos foram questionados pela pergunta exploratória: Todo Brasil é igual?
Objetivos
Caracterizar as Regiões Brasileiras considerando a divisão do IBGE de forma que os alunos conheçam e identifiquem a diversidade do nosso País.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
Regiões Brasileiras:
* Pesquisar expressões típicas de cada região e organizar um glossário em forma de folheto;
* Alimentação: elaborar um prato típico de cada região;
* Vestimenta: caracterizar alunos conforme cada região.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No Conselho de Grupo conversou-se sobre o que se viu no mapa e nos livros e decidiu-se caracterizar cada região de acordo com sua cultura. O nome escolhido para o projeto foi: Regiões brasileiras.