Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendas do Nosso Rio Grande Eu gostei muito da dança, do teatro e dos versos; gostei do CTG Os Vaqueanos e do CTG Estancia do Mirim; gostei muito dos ensaios para a apresentação da dança gaúcha na Feira do Livro da Escola. Eu também aprendi sobre as lendas do Rio Grande do Sul.
Letícia Jordana Rodrigues Gonçalves | aluno(a)
Expedição Investigativa

Realizamos a expedição investigativa durante a atividade do Dia do Livro que aconteceu na escola, ocasião em que foram disponibilizados aos alunos dos turnos manhã e tarde, na área coberta, diversos livros para que cada um escolhesse e lê-se o que mais lhe interessar-se. A pergunta exploratória foi: que tipo de leitura mais nos interessa?

Objetivos

Despertar o interesse dos alunos pelas histórias do Rio Grande do Sul.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e funcionários.

Articulação com o currículo

- Português: Leitura das lendas, reescrita de uma ou mais lendas, glossário gaúcho;

- Artes: Ilustração de uma lenda, assistir curtas gaúchos, convidar um contador de causo/lenda, teatro, oficina de comida gaúcha, oficina de dança gaúcha.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa retornamos para a sala de aula, conversamos sobre a atividade e elencamos os livros, leituras que mais interessaram aos alunos. Destacou-se a leitura das lendas gaúchas.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Diretor
Vera Lúcia Spat

Turma
4º Ano

Número de alunos
21

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto desdobrou-se em várias ações referentes à cultura gaúcha como, por exemplo, visita ao CTG Os Vaqueanos, Posteiros do Rancho Crioulo do CTG Estância do Mirim e da Praça Domingos Mostardeiro, oficina de dança e indumentária gaúcha; preparo do chimarrão; vídeos, leituras, releituras e ilustrações de lendas. Teve relevancia, pois possibilitou a integração entre os alunos e a comunidade, ampliou o conhecimento a cerca da cultura gaúcha e motivou-os a ensaiar, dança, declamação e teatro.
Patrícia Marquet Michelotti | Professor(a)