Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Turma 40: Conhecendo Caçapava numa Aventura Turística O projeto dos pontos turísticos que a gente criou com a professora é legal para aprender um pouco mais sobre nossa cidade, aumentando nosso conhecimento, conhecendo lugares novos que não teríamos chance de conhecer, como alguns colegas de fora que não sabiam ir ao Calçadão, a Prefeitura.
Emilly de Melo Batista | aluno(a)
Expedição Investigativa

Realizaram uma Expedição Investigativa pelo centro de Caçapava do Sul com objetivo buscar respostas para a pergunta: O que eu já sei do meu Município e o que quero aprender? Durante nossa caminhada, vários aspectos chamaram a atenção dos alunos como: comércio, bancos, sinaleiras e Jornal. Também visitaram a CORSAN onde fizeram questionamentos sobre como é feito o tratamento da água no nosso Município. Anotaram e registraram através de fotos tudo o que observaram e as dúvidas que tiveram.

Objetivos

Conhecer e valorizar o município como lugar onde vivemos, conscientizando os alunos da importância do cuidado e preservação do ambiente e cultura do local.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e funcionários.

Articulação com o currículo

Artes, Recursos Naturais: Confecção de maquetes sobre a CORSAN;
Estudos Sociais: Aspectos antigos do Município, Visita ao Museu Municipal e Construção de um Painel;
Português, Leitura, interpretação de texto, Produções textuais: Entrevistas com a comunidade para descobrir somo era Caçapava antigamente, painel sobre as mudanças ocorridas em nosso município;
Matemática: Situações problemas, gráficos e tabelas, sistemas de medidas: Pesquisa sobre o Comércio, produtos comercializados, principais fontes de renda, Construção de gráficos e tabelas;
Recursos naturais: relevo, clima, vegetação e hidrografia: pontos turísticos, Visita Orientada aos Pontos turísticos no Município, Lanche Cooperativo, Relatório Coletivo;
Recursos naturais e Artes: Exposição de Artes sobre os Pontos Turísticos;
Meios de comunicação: Gêneros textuais, Pesquisa orientada no Jornal do Pampa, produzir um Jornal da turma;
Gêneros textuais, Oralidade, Expressão corporal: Criar uma paródia sobre o Município.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De volta à sala de aula os alunos fizeram relato oral sobre o que tinham visto, demonstrando muito interesse sobre fatos e lugares do nosso Município. Em seguida vários alunos opinaram sobre como seria o nome do projeto e foram sugeridos sete nomes. Após votação que deu empate 6x6 então decidiram unir os nomes mais votados escolhendo assim o nome do projeto.

Ficha Técnica
Escola
INSTITUTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSORA AUGUSTA MARIA DE LIMA MARQUES

Diretor
Janice Marques Alves

Turma
4º ano

Número de alunos
24

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Caçapava do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACAPAVA DO SUL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto possibilita que o aluno, que está inserido na Comunidade, conheça ou aperfeiçoe seus conhecimentos sobre o lugar onde vive (Município), através de aulas-passeio e pesquisas, vivenciando os conteúdos estudados.
Joceani Fagundes | Professor(a)