Grandes Leitores
“ Gosto muito do projeto, aprendi várias coisas diferentes, até como fazer um jornal e tudo que tem nele. Passeamos e foi muito legal.
Laura Ramos Godinho | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta exploratória: Por que a leitura é importante?
Os alunos foram até a Biblioteca Pública onde eles puderam observar o volume e quantidade de livros existentes no local, mas imaginavam que o espaço físico da biblioteca fosse maior.
Fizeram roda de leitura com a contadora de histórias. Em seguida eles realizaram leituras individuais de livros que estavam dentro de uma caixa surpresa, e a partir das leituras realizadas os alunos desenvolveram atividades de escritas e desenhos.
Objetivos
Incentivar a leitura desenvolvendo o senso crítico a fim de saberem resolver os desafios do dia-a-dia.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
-Visita Orientada no Jornal Gazeta;
-Relatório Individual com desenhos e frases;
-Relatório coletivo;
-Pesquisa sobre preço dos Jornais e comparar entre os demais;
-Repórter por um dia com Entrevistas na comunidade;
-Confecção de microfones;
-Organização de materiais colhidos durante s entrevistas e estudo sobre o Roteiro do Jornal;
-Confecção do jornal impresso da turma;
-Apresentação do jornal na comunidade;
-Pesquisar diferentes tipos de comunicação;
-Confecção de televisão, telefones, computadores;
-Descobrir o alfabeto em braile e libras;
-Dramatização do Livro “Meu Mundinho”;
-Confecção do livro com histórias da turma.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a sala de aula, os alunos realizaram um relato verbal sobre o que tinham visto durante o trajeto, do que haviam lido no caminho, aonde haviam visto a escrita. Chegaram comentando sobre as placas, nomes das lojas e sobre os livros lidos.
O registro da expedição aconteceu através de um texto individual. O nome do projeto foi escolhido através de conversas entre os alunos e professora.