Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Grandes Leitores Gosto muito do projeto, aprendi várias coisas diferentes, até como fazer um jornal e tudo que tem nele. Passeamos e foi muito legal.
Laura Ramos Godinho | aluno(a)
Expedição Investigativa

Pergunta exploratória: Por que a leitura é importante?
Os alunos foram até a Biblioteca Pública onde eles puderam observar o volume e quantidade de livros existentes no local, mas imaginavam que o espaço físico da biblioteca fosse maior.
Fizeram roda de leitura com a contadora de histórias. Em seguida eles realizaram leituras individuais de livros que estavam dentro de uma caixa surpresa, e a partir das leituras realizadas os alunos desenvolveram atividades de escritas e desenhos.

Objetivos

Incentivar a leitura desenvolvendo o senso crítico a fim de saberem resolver os desafios do dia-a-dia.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

-Visita Orientada no Jornal Gazeta;
-Relatório Individual com desenhos e frases;
-Relatório coletivo;
-Pesquisa sobre preço dos Jornais e comparar entre os demais;
-Repórter por um dia com Entrevistas na comunidade;
-Confecção de microfones;
-Organização de materiais colhidos durante s entrevistas e estudo sobre o Roteiro do Jornal;
-Confecção do jornal impresso da turma;
-Apresentação do jornal na comunidade;
-Pesquisar diferentes tipos de comunicação;
-Confecção de televisão, telefones, computadores;
-Descobrir o alfabeto em braile e libras;
-Dramatização do Livro “Meu Mundinho”;
-Confecção do livro com histórias da turma.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornar para a sala de aula, os alunos realizaram um relato verbal sobre o que tinham visto durante o trajeto, do que haviam lido no caminho, aonde haviam visto a escrita. Chegaram comentando sobre as placas, nomes das lojas e sobre os livros lidos.
O registro da expedição aconteceu através de um texto individual. O nome do projeto foi escolhido através de conversas entre os alunos e professora.

Ficha Técnica
Escola
INSTITUTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSORA AUGUSTA MARIA DE LIMA MARQUES

Diretor
Janice Marques Alves

Turma
2 ano – turma 23

Número de alunos
21

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Caçapava do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACAPAVA DO SUL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto que estamos realizando envolve tanto Escola, aluno e Comunidade, pois para alcançar os objetivos são necessárias estas parcerias. Parcerias que se tornam cooperativas e fundamentais para atingir resultados positivos para a aprendizagem, especialmente da leitura e produções pessoais dos alunos.
Viviane Barbosa Dias | Professor(a)