Brincadeiras e cantigas na Educação Infantil
“ Gostei muito do instrumento musical pandeiro e dos trabalhinhos feitos na sala de aula. Deu também para conhecer muitos instrumentos, fazer e tocar também. Gostei de ouvir outros sons, músicas, cantar e dançar. Adorei também que minha mãe veio na escola brincar e cantar com a gente!
Leonardo Peterman Marion | aluno(a)
Expedição Investigativa
A comunicação musical hoje vem sendo amplamente destacada pela mídia e não podemos, enquanto educadores, ficar de fora dos avanços e nem deixar que canções de roda sejam esquecidas por nossas crianças, que formarão a sociedade de amanhã.
Reuniu-se o grupo de alunos e assim foi realizada posteriormente a pergunta exploratória para as crianças: “Qual a música que você costuma cantar ou seus pais cantam para você?”
Objetivos
Possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para que comecem a perceber a função social da oralidade, através das cantigas e brincadeiras de roda.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
Musicalização, socialização, oralidade e expressão corporal: convidar os pais para organizar uma atividade de cantiga de roda, a fim de promover a interação da escola, com os pais e proporcionar as crianças vivências de brincadeiras e cantigas de roda;
Ritmo, musicalização, socialização, oralidade e expressão corporal: Construção de objetos sonoros com material reciclável;
Socialização, apreciação musical, diferentes ritmos e sons: Visita a escola Cândida Zasso para conhecermos a Banda da Escola;
Coordenação motora fina e ampla, artes, diferentes sensações;
Contato com o mundo letrado, oralidade, interpretação e comunicação: Produção do livro das cantigas, com a utilização de diferentes materiais;
Integração, socialização, expressão corporal e artística: Visita a EEEB. Tiradentes a fim de promover a interação da temática com outras crianças de diferentes faixas etárias;
Musicalidade, ritmos, dança, canto, integração de turmas;
Expressão corporal e coordenação motora.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Assim que retornamos da expedição investigativa os alunos produziram um registro referente a uma das cantigas escolhidas por eles: “A canoa virou”. Cada um desenhou a si mesmo e ao final produzimos um painel coletivo com a cantiga e com o desenho de cada um dos alunos.