Classificação: DESENVOLVIMENTO HUMANO
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincadeiras e cantigas na Educação Infantil Gostei muito do instrumento musical pandeiro e dos trabalhinhos feitos na sala de aula. Deu também para conhecer muitos instrumentos, fazer e tocar também. Gostei de ouvir outros sons, músicas, cantar e dançar. Adorei também que minha mãe veio na escola brincar e cantar com a gente!
Leonardo Peterman Marion | aluno(a)
Expedição Investigativa

A comunicação musical hoje vem sendo amplamente destacada pela mídia e não podemos, enquanto educadores, ficar de fora dos avanços e nem deixar que canções de roda sejam esquecidas por nossas crianças, que formarão a sociedade de amanhã.
Reuniu-se o grupo de alunos e assim foi realizada posteriormente a pergunta exploratória para as crianças: “Qual a música que você costuma cantar ou seus pais cantam para você?”

Objetivos

Possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para que comecem a perceber a função social da oralidade, através das cantigas e brincadeiras de roda.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

Musicalização, socialização, oralidade e expressão corporal: convidar os pais para organizar uma atividade de cantiga de roda, a fim de promover a interação da escola, com os pais e proporcionar as crianças vivências de brincadeiras e cantigas de roda;
Ritmo, musicalização, socialização, oralidade e expressão corporal: Construção de objetos sonoros com material reciclável;
Socialização, apreciação musical, diferentes ritmos e sons: Visita a escola Cândida Zasso para conhecermos a Banda da Escola;
Coordenação motora fina e ampla, artes, diferentes sensações;
Contato com o mundo letrado, oralidade, interpretação e comunicação: Produção do livro das cantigas, com a utilização de diferentes materiais;
Integração, socialização, expressão corporal e artística: Visita a EEEB. Tiradentes a fim de promover a interação da temática com outras crianças de diferentes faixas etárias;
Musicalidade, ritmos, dança, canto, integração de turmas;
Expressão corporal e coordenação motora.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Assim que retornamos da expedição investigativa os alunos produziram um registro referente a uma das cantigas escolhidas por eles: “A canoa virou”. Cada um desenhou a si mesmo e ao final produzimos um painel coletivo com a cantiga e com o desenho de cada um dos alunos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela

Diretor
Angela Binotto da Rosa

Turma
Pré A e B (tarde)

Número de alunos
44

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
A maioria dos pais se disponibilizou a participar na escola de alguma forma para que o projeto acontecesse de maneira motivadora e significativa. Era visível a satisfação dos alunos com a presença dos pais durante a execução do projeto. Para nós professores foi de grande valia, pois conseguimos envolver os alunos nas atividades e desta forma desenvolver as mais diversas aprendizagens para o crescimento como um todo, em especial o despertar para a valorização da nossa própria cultura.
Sibelli Piovesan Lago | Professor(a)