Olimpíadas Rio 2016
“ adorei estudar sobre os atletas, olimpíadas, modalidades e tipos de medalhas, símbolos e o doping. eu fiquei muito feliz com este conteúdo.
Luiz Felipe | aluno(a)
Expedição Investigativa
O projeto nasceu de um tema muito comentado no momento, as Olimpíadas no Rio de Janeiro, tema que foi instigado pela professora em sala de aula e que os alunos logo começaram a manifestar suas curiosidades. Desta forma, decidimos pesquisar sobre as Olimpíadas.
Objetivos
Estimular o conhecimento sobre a primeira Olimpíada realizada no Brasil, associando o esporte com ensinamento currículares. Demonstrar as várias modalidades de esportes praticados. Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural, utilizando como exemplo principalmente os países participantes dos jogos. Incentivar a competição saudável, valorizando as conquistas para superar seus desafios, mostrar a importância de aceitação de resultados, respeitando as regras da competição.
Comunidade de Aprendizagem
Conhecimento adquirido por professores, alunos e pais que acompanham diariamente seus filhos em suas pesquisas.
Articulação com o currículo
Matemática
Cálculos
Problemas
Sistema Monetário
Construção de gráficos
Horas
Português
Leitura informativa
Acróstico
Ditado
Poema
Separação de silaba e classificação
Produção de texto
Perguntas interpretativas
Trabalho de pesquisa individuais e grupo
Roda de conversa
Cruzadinha
Caça- palavra
Exposição de cartazes
Substantivos próprio comum, (grau normal, aumentativo, diminutivo).
Ciências
Treino (corpo e mente)
Medicação
Alimentação
História
As culturas étnicas
Origem das olimpíadas
Países sede
Geografia
Meios de comunicação e de deslocamento.
Pontos Turísticos
Mapa
Ensino Religioso
Respeitar a religiosidade de cada povo.
Solidariedade entre as pessoas.
Ed. Física:
praticas esportivas de diferentes modalidades; e estudo das regras dos jogos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No dia 1 de Agosto de 2016 a professora dialogou com os alunos em sala de aula sobre o projeto que se pretendendo trabalhar neste mês, também sobre a orientação da equipe pedagógica e do programa A União Faz a Vida. Iniciamos com a palavra central Olimpíada, dialogando e questionando sobre o conhecimento prévio da turma, o que já sei? O que quero saber? E ao final, O que aprendemos como?