Educação com Alegria
“ Estou aprendendo a ler e escrever com muito prazer, estou muito feliz, é divertido e cada dia tenho mais vontade de fazer as atividades.
Jariele Garcia Fagundes | aluno(a)
Expedição Investigativa
No dia 20 de maio, os alunos da turma 10, foram visitar as salas de aula da Escola, norteados pelas perguntas: “Por quê encontramos em todas as salas de aula, o seu cantinho da leitura? E como poderíamos fazer o nosso cantinho da leitura?”
Neste momento de pesquisa os alunos foram instigados a observar os diferentes locais destinados à leitura que existe na escola e como seria o cantinho de leitura ideal para a nossa turma.
Objetivos
Despertar a curiosidade e o gosto pelo mundo da leitura, através dos contos clássicos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
-Letramento e Alfabetização, identificar grafema e fonema (vogais e consoantes), formar palavras e frases; ler e escrever pequenos textos, identificar tipos de letras, oralidade, expressão corporal, valores, família e varal do alfabeto;
-Biombo móvel para Contar Histórias com fantoches;
-Momento de leituras na Biblioteca da escola;
-Mini Biblioteca do aluno – confeccionar e decorar uma caixa;
-Cada aluno poderá escolher o nome da sua biblioteca;
-Construir Textos coletivos;
-Sacola da Leitura com registro da família;
-Dramatização de histórias e canções;
-Visita na Biblioteca Municipal;
-Seção de cinema com registros coletivos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição, voltamos à sala de aula e, na roda de conversa, construímos um cartaz coletivo com as questões: O que sabemos e o que queremos saber, assim como, foi escolhido de forma democrática o nome do projeto da nossa turma.