O CASEBRE
“ Nosso município foi crescendo, novos habitantes instalaram-se aqui, abrindo casas comercias, lojas, supermercados... Hoje em dia ela continua acolhedora e próspera.
Depoimento coletivo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Na segunda-feira, dia 13 de junho, os alunos do 4º ano, juntamente com a professora Juliana e a Diretora, professora Mirtes, fizeram uma caminhada pelo centro da cidade para conhecer onde ficava o casebre, construído por Anastácio Lopes e algumas casas antigas. Entre elas, o antigo cinema, uma das casas mais antigas.
Objetivos
Conhecer e valorizar o município como lugar onde vivemos, resgatando as memórias desde sua origem até sua emancipação.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias e professoras Janilce Durigon e Débora Viero
Articulação com o currículo
Português: Estudar o livro do município e produzir textos; Livro construído com as crianças sobre o inicio da colonização alemã e italiana;
História: Visita orientada para conhecer os limites do município e algumas localidades; Linha do tempo do município com as descobertas; Roda de conversa com alguém do município para conversar sobre a história da cidade;
Geografia: Conhecer a história sobre o município pesquisa no livro; Mapa das localidades a partir de pintura para identificar as localidades e os rios.
Artes: Desenho livre representando a visita aos limites; Colagem de bolinhas de papel crepom no nome da cidade; Maquete comparativa do antes e depois da colonização;
Matemática: Sistema de numeração decimal a partir do número de habitantes da cidade; Sucessor e antecessor; Escrever por extenso os números; Pesquisa do número de habitantes dos municípios vizinhos e comparação em um gráfico;
Ensino religioso: Resgatar as regras de convivência; Valores.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornaram os alunos realizaram um registro individual sobre o que viram na expedição, coletivamente produziram um texto que demonstra o interesse dos alunos em saber mais sobre a história do município.
TEMA: A história do município.