Como está a qualidade da nossa vida?
Expedição Investigativa
Visitação as localidades/casas de alunos para que o grupo de professores conheça a realidade na qual nossa comunidade está inserida, suas carências, necessidades, sua estrutura familiar e agrícola. Também foi elaborada uma pesquisa de opinião aqui na escola com os alunos para a escolha do tema do Projeto. Tema 1: Saúde, alimentação e lazer
Objetivos
Identificar-se como parte integrante da comunidade, reconhecendo formas respeitosas e harmoniosas de relações humanas saudáveis, desenvolvendo a capacidade de atuar de forma consciente para garantir uma boa qualidade de vida, além de adotar posturas na escola, em casa e na comunidade que apontem para interações construtivas, justas e sustentáveis, que colaborem no desenvolvimento das relações sociais, motivando a cultura, o lazer e a cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
Este projeto conta com o envolvimento dos alunos, professores, pais, comunidade escolar, órgãos de apoio como: Secretária de Educação, Escritório de Assessoria Costa e Costa (de Elisabeth Garcia Costa), Sicredi, Dickow Alimentos Ltda, UFSM, EMATER, Assistência Social, CRAS, Secretaria de Saúde, CORREIOS, Laboratório Fischer, além de possíveis palestrantes que possam acrescentar e ajudar no desenvolvimento e na busca de novas idéias e formas para auxiliar neste projeto.
Articulação com o currículo
As atividades que serão desenvolvidas envolvem todas as áreas de conhecimento e conteúdos que contém nos planos de estudos, e cada professor individual ou em parceria, desenvolverá com seus alunos atividades relacionada aos temas do projeto. E a escola como um todo organizará atividades complementares envolvendo ações e práticas relacionadas aos temas em questão.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Projeto “Como está a Qualidade de nossa Vida?” que foi elaborado em 2013 e contou com a participação de toda comunidade escolar, uma vez que este tema vem de encontro com as necessidades e fragilidades da nossa comunidade. Em 2014 e 2015 a escola continuou com o mesmo tema, e alguns itens importantes e relevantes foram acrescentados. No ano de 2016 a escola, comunidade, alunos e professores após discussão em grupo decidiram continuar com o mesmo projeto.