Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Como ouvimos? Com o projeto aprendemos que é importante saber ouvir na escola e em casa.
Ana Luisa | aluno(a)
O projeto serviu para que a família pudesse refletir sobre o sentido do saber escutar.
Mariza Paullus | responsável
Expedição Investigativa

Considerando as observações da expedição investigativa - passeio sensitivo, os alunos demonstraram grande interesse pelo sentido da audição em detrimento aos outros órgãos dos sentidos, sendo que tiveram que se esforçar mais para perceberem melhor os ruídos, causando no grupo uma certa inquietação a respeito dos diferentes tipos de barulhos difíceis de serem percebidos devido a falta de atenção e de uma escuta mais apurada da maioria da turma.

Objetivos

Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa de cada aluno, a partir da importância e os cuidados com os ouvidos para que a aprendizagem ocorra de uma maneira consciente a partir do saber ouvir.

Comunidade de Aprendizagem

Fonoaudióloga Nathália Maldaner, Famílias, Professora de LIBRAS Cleusa Guedes.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Roda de conversa com uma professora Cleusa de libras; Folder com as descobertas e os cuidados que devemos ter com os ouvidos;Texto coletivo a partir da roda de conversa com a fono; História em quadrinhos sobre a expedição;
Matemática: A partir do desenho dos ritmos trabalhamos o gráfico sobre a música preferida; Histórias matemáticas.
Ciências:Roda de Conversa com a fono para falar sobre o aparelho auditivo. Os cuidados e como é um ouvido por dentro.
História: Os alunos ouviam e desenhavam os sons do caminho de casa até a escola;Linha do tempo para mostrar a evolução das formas de comunicação
Geografia: A partir do vídeo do sons da natureza trabalhamos a semana do meio ambiente.
Artes: Jogo pedagógico: Memória auditiva com tampinhas e sementes; Músicas diversas, danças circulares, desenho dos ritmos, e a bandinha- Música Ora Bolas; Com a família construíram os telefones sem fio e realizamos.


Ficha Técnica
Escola
E E E M Dionísio Lothário Chassot

Diretor
Terezinha Mirtes da Silva

Turma
2° ano

Número de alunos
24

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Este projeto foi uma alternativa pedagógica desafiadora para os alunos, pois explorou a curiosidade natural e permitiu que eles participassem ativamente do processo de aprendizagem.
Ana Maria Visotto Bulle | Professor(a)