Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu e o ambiente onde estou inserido Desde que começamos a estudar dentro do Programa “A União faz a Vida”, no ano de 2015, temos uma nova visão de como viver em grupo, com cidadania e cooperando uns com os outros. Estou bem feliz com o trabalho realizado aqui na escola e que levamos para casa os ensinamentos
Gabriel Gehrke da Silva | aluno(a)
A participação da Escola no Programa “A União faz a Vida” está ajudando muito para que nossos filhos entendam melhor a vida e com o viver em grupo, com respeito e ajuda
Maraceu Ferreira | responsável
Expedição Investigativa

O que eu tenho feito para cuidar e proteger o ambiente onde vivo e a sociedade na qual estou inserido? Debate e reflexão com toda a
comunidade investigando suas preocupações, sonhos e anseios, instigando situações que possibilite pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca valorizando a vida e o meio em que está inserido respeitando os diferentes pontos de vista nas situações de convívio e de forma colaborativa nas relações pessoais.

Objetivos

Conscientizar da importância da preservação do meio ambiente, em consequência a valorização da vida e do ser humano, tanto no âmbito social como politico, exercendo seus direitos e deveres, civis e sociais, adotando no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito, visando qualidade de vida, a partir de pequenas atitudes diárias, percebendo-se parte integrante, dependente e agente transformador do ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Considerando de fundamental importância que professores, alunos e sociedade tenham a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que estão inseridos de forma participativa sendo capazes de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir de forma que modifique a realidade atual.- Palestra com a nutricionista e com profissional da Emater para esclarecer dúvidas e orientar pais, alunos e professores;

Articulação com o currículo

- Estudo de diferentes textos (literário, extra verbal, prático e informativo) que enfocam informações que proporcionam aos alunos atitudes de reflexão sobre sua grande responsabilidade diante das consequências negativas, atualmente ocorridas, decorrentes da ingenuidade, acomodação e descaso humano; Organização da horta escolar com preparação dos canteiros: semeadura, transplante e conservação; Caminhadas e passeios ecológicos; Limpeza e coleta de lixo nos arredores da escola; Passeio e observação em nascentes e riachos com reposição da mata ciliar; Poda, limpeza e conservação da grama do pátio da escola; Remodelação e ampliação do horto medicinal; Renovação e transplante das flores do jardim, folhagens e árvores: ornamentais; Atividades com produções, trabalhos de arte, pesquisas e outros sobre o tema.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

- Mesa redonda na sala de aula com as avós dos alunos respondendo perguntas e debatendo sobre: sua vida, a infância, escola, brinquedos, brincadeiras, festas, trabalhos, dificuldades, educação, juventude, família, melhor idade,...

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Ensino Fundamental Princesa Isabel

Diretor
Clarice Dalmolin Hoffmann

Turma
1º AO 6º ANOS

Número de alunos
9

Educadores
Scheila Fernanda da Silva;

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estrela Velha

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTRELA VELHA

Apoiadores
Sicredi, Programa A União faz a Vida, Secretaria Educação, Assessoria Pedagógica

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
O Programa nos possibilita e nos direciona a trabalharmos num todo, interdisciplinarmente, auxiliando professor e aluno numa caminhada cooperativa e solidária, favorecendo um trabalho mais coeso e de melhor qualidade. Também temos muitas oportunidades de formação o que favorece o nosso próprio crescimento
Scheila Fernanda da Silva | Professor(a)