Eu e o ambiente onde estou inserido
“ Desde que começamos a estudar dentro do Programa “A União faz a Vida”, no ano de 2015, temos uma nova visão de como viver em grupo, com cidadania e cooperando uns com os outros. Estou bem feliz com o trabalho realizado aqui na escola e que levamos para casa os ensinamentos
Gabriel Gehrke da Silva | aluno(a)
“ A participação da Escola no Programa “A União faz a Vida” está ajudando muito para que nossos filhos entendam melhor a vida e com o viver em grupo, com respeito e ajuda
Maraceu Ferreira | responsável
Expedição Investigativa
O que eu tenho feito para cuidar e proteger o ambiente onde vivo e a sociedade na qual estou inserido? Debate e reflexão com toda a
comunidade investigando suas preocupações, sonhos e anseios, instigando situações que possibilite pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca valorizando a vida e o meio em que está inserido respeitando os diferentes pontos de vista nas situações de convívio e de forma colaborativa nas relações pessoais.
Objetivos
Conscientizar da importância da preservação do meio ambiente, em consequência a valorização da vida e do ser humano, tanto no âmbito social como politico, exercendo seus direitos e deveres, civis e sociais, adotando no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito, visando qualidade de vida, a partir de pequenas atitudes diárias, percebendo-se parte integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Considerando de fundamental importância que professores, alunos e sociedade tenham a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que estão inseridos de forma participativa sendo capazes de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir de forma que modifique a realidade atual.- Palestra com a nutricionista e com profissional da Emater para esclarecer dúvidas e orientar pais, alunos e professores;
Articulação com o currículo
- Estudo de diferentes textos (literário, extra verbal, prático e informativo) que enfocam informações que proporcionam aos alunos atitudes de reflexão sobre sua grande responsabilidade diante das consequências negativas, atualmente ocorridas, decorrentes da ingenuidade, acomodação e descaso humano; Organização da horta escolar com preparação dos canteiros: semeadura, transplante e conservação; Caminhadas e passeios ecológicos; Limpeza e coleta de lixo nos arredores da escola; Passeio e observação em nascentes e riachos com reposição da mata ciliar; Poda, limpeza e conservação da grama do pátio da escola; Remodelação e ampliação do horto medicinal; Renovação e transplante das flores do jardim, folhagens e árvores: ornamentais; Atividades com produções, trabalhos de arte, pesquisas e outros sobre o tema.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
- Mesa redonda na sala de aula com as avós dos alunos respondendo perguntas e debatendo sobre: sua vida, a infância, escola, brinquedos, brincadeiras, festas, trabalhos, dificuldades, educação, juventude, família, melhor idade,...