Matemática - Uma lição de Cidadania
Expedição Investigativa
Buscou-se estratégias metodológicas e interdisciplinares com as questões: Por que não podemos usar calculadora nas aulas de Matemática? Para que aprender Matemática? Por que existe Matemática se não vejo utilidade nenhuma? O que é geometria? O que aprendemos com ela? Vocês sabem o que é imposto? Quais produtos tem imposto embutido?
Por que temos que pagar impostos? De onde surgiu os impostos? Para onde vai o dinheiro dos impostos?Como o governo divide o dinheiro dos impostos?
Objetivos
Estimular o aluno a exercer sua cidadania através de discussões envolvendo a tributação e impostos embutidos, pagos pela população e o motivo de sua criação; Aplicar conceitos de geometria em jogos de chão no pátio da escola; ) Identificar os tipos de impostos que os cidadãos pagam que estão embutidos nos preços dos produtos e aplicabilidade e promover a integração, a cooperação.
Comunidade de Aprendizagem
Diálogo sobre as pesquisas e elaboração de tabelas/planilhas, observando a importância da realização de pesquisa, onde envolvendo os produtos da cesta básica questionou-se Você considera estes produtos essenciais para sustentar uma família? Quem recebe a cesta básica? Arrecadação de notas fiscais, após compras. Alunos, professores , pais e comunidade.
Articulação com o currículo
Educação Financeira /Tributação (Matemática e História)
Regras de Três (Matemática)
Juros simples e composto (Matemática)
Impostos e taxas (Geografia e História)
Interpretação de notas e cupons fiscais (Língua Portuguesa)
Formas geométricas planas e espaciais (Matemática e Arte)
Área e perímetro de figuras planas (Matemática)
Brincadeiras de chão como trilhas, amarelinhas, etc (Matemática, Arte e Educação Física)
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Todas as decisões foram tomadas em conjunto na sala de aula e nos espaços da escola e em relação às brincadeiras de chão, a participação foi total, onde alunos com mais facilidade no desenho e na pintura, ajudam um aos outros. Conhecimentos matemáticos são compartilhados e construídos na prática.