Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Matemática - Uma lição de Cidadania
Expedição Investigativa

Buscou-se estratégias metodológicas e interdisciplinares com as questões: Por que não podemos usar calculadora nas aulas de Matemática? Para que aprender Matemática? Por que existe Matemática se não vejo utilidade nenhuma? O que é geometria? O que aprendemos com ela? Vocês sabem o que é imposto? Quais produtos tem imposto embutido?
Por que temos que pagar impostos? De onde surgiu os impostos? Para onde vai o dinheiro dos impostos?Como o governo divide o dinheiro dos impostos?

Objetivos

Estimular o aluno a exercer sua cidadania através de discussões envolvendo a tributação e impostos embutidos, pagos pela população e o motivo de sua criação; Aplicar conceitos de geometria em jogos de chão no pátio da escola; ) Identificar os tipos de impostos que os cidadãos pagam que estão embutidos nos preços dos produtos e aplicabilidade e promover a integração, a cooperação.

Comunidade de Aprendizagem

Diálogo sobre as pesquisas e elaboração de tabelas/planilhas, observando a importância da realização de pesquisa, onde envolvendo os produtos da cesta básica questionou-se Você considera estes produtos essenciais para sustentar uma família? Quem recebe a cesta básica? Arrecadação de notas fiscais, após compras. Alunos, professores , pais e comunidade.

Articulação com o currículo

Educação Financeira /Tributação (Matemática e História)
Regras de Três (Matemática)
Juros simples e composto (Matemática)
Impostos e taxas (Geografia e História)
Interpretação de notas e cupons fiscais (Língua Portuguesa)
Formas geométricas planas e espaciais (Matemática e Arte)
Área e perímetro de figuras planas (Matemática)
Brincadeiras de chão como trilhas, amarelinhas, etc (Matemática, Arte e Educação Física)

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Todas as decisões foram tomadas em conjunto na sala de aula e nos espaços da escola e em relação às brincadeiras de chão, a participação foi total, onde alunos com mais facilidade no desenho e na pintura, ajudam um aos outros. Conhecimentos matemáticos são compartilhados e construídos na prática.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Percilio Joaquim da Silveira

Diretor
Deise Solange Lopes de Carvalho

Turma
8 º Ano do Ensino Fundamental - anos finais

Número de alunos
16

Educadores
Angela Roberta Scheffel Seckler; Isaura da Silva; Monica Cristiane Beskow; Deizelara Araujo Andrade e Mariéle Feldmann

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Candelária

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CANDELARIA

Apoiadores
Sicredi, Programa A União faz a Vida, Secretaria Educação, Assessoria Pedagógica

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
Matemática financeira e geometria aplicada no nosso dia-a-dia e o cotidiano da vida nos mostram que a matemática está presente em tudo, busquei com que eles construíssem uma nova concepção desta área de conhecimento.
Mariéle Lira Mueller Feldmann | Professor(a)