Classificação: ALIMENTAÇÃO
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: COMER, CRESCER E APRENDER. O PIQUENIQUE COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS FOI O MELHOR DIA DA MINHA VIDA.
APÓS A PALESTRA E CONSTRUÇÃO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR COM A NUTRICIONISTA DISSE QUE ESTÁ COMENDO DOCES, SALGADINHOS UMA VEZ NA SEMANA.
NÃO COMIA NEM UMA FRUTA NO DIA DO ESPETINHO, PROVARAM 4 TIPOS DE FRUTAS.
Fernanda Richter/Otávio/ Júlia | aluno(a)
Expedição Investigativa

TERRITÓRIO: REFEITÓRIO DA ESCOLA. VISITA AO REFEITÓRIO DA ESCOLA PARA OBSERVAR OS TIPOS DE ALIMENTOS QUE HAVIA NO LANCHE NAQUELE DIA, INCLUSIVE OS ALIMENTOS QUE OS MESMOS TROUXERAM DE CASA.
PERGUNTAS:
A NOSSA ALIMENTAÇÃO FOI SEMPRE ASSIM?
COMO É DEFINIDO O CARDÁPIO DAS REFEIÇÕES DA ESCOLA?
OS ALUNOS DE AMBAS AS TURMAS, FORAM BEM QUESTIONADORES NA CONVERSA COM A MERENDEIRA ANA, ELA CONTOU-NOS COMO FUNCIONAVA O REFEITÓRIO DA ESCOLA ANTIGAMENTE E TODAS AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM ATÉ HOJE.


Objetivos

PROMOVER O CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E A CONSCIÊNCIA DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE UMA FORMA ATRAENTE, LÚDICA E EDUCATIVA.

Comunidade de Aprendizagem

ALUNOS\ PARCEIROS\TRANSPORTE ESCOLA\NUTRICIONISTA\MERENDEIRA\PAIS E OUTROS.

Articulação com o currículo

LEITURA, INTERPRETAÇÃO, GRÁFICOS
EXPLANAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
VALOR MONETÁRIO, PESQUISA DE PREÇOS, EXPLORAÇÃO DE PRODUTOS.
PESQUISA E REGISTRO SOBRE A ALIMENTAÇÃO DA FAMÍLIA.
UNIDADE DE MEDIDAS, VALOR NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS, PRODUÇÃO DE RECEITAS.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS INFORMATIVOS, DESENHOS, CONFECÇÃO DE PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS.
A ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR FOI BASTANTE SIGNIFICATIVA NA MEDIDA QUE UM ASSUNTO FAZIA RELAÇÃO COM OUTROS QUE CONTEMPLAM OS PLANOS DE ENSINO.



Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. JÚLIO BIASI

Turma
3º ANO B

Número de alunos
18

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Capão do Cipó

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAPAO DO CIPO

Apoiadores
RENATA MARTINS DE MARTINS - NUTRICIONISTA

Assessoria Pedagógica
MJ HABILIDADES
REALIZAR E EXECUTAR O PROJETO FOI EXTRAORDINÁRIO, POR VER RESULTADOS SIGNIFICATIVOS ALUNOS COMENDO FRUTAS, PROVANDO ALIMENTAÇÃO DO REFEITÓRIO DA ESCOLA. SABEMOS QUE NEM SEMPRE CONSEGUIMOS ABRANGER TODOS OS ENVOLVIDOS, MAS UMA PEQUENA SEMENTE FOI PLANTADA, QUANDO VEMOS OS ALUNOS FALANDO EM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Sandra Palharini | Professor(a)