Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cozinhando com Química “Fazer a experiência do pão foi importante para unir a nossa turma recém-formada e para nos enriquecer de conhecimento, além de nos ajudar a ver tudo a nossa volta como um instrumento de estudo.” (Karine Solf).
Karine Solf | aluno(a)
Expedição Investigativa

Após retorno da expedição à expodireto os alunos apresentaram um relatório individual com entrevistas realizadas na feira de agronegócios. Após a roda de conversa chegamos à conclusão de que a parte da feira que abordava a agricultura familiar e sustentabilidade bem como os experimentos desenvolvidos nas empresas chamou mais atenção, em virtude disso escolhemos fazer experimentos na escola.

Objetivos

Compreender que o pão foi um dos primeiros alimentos produzidos e transformados pelo homem, sendo bastante nutritivo, macio, leve e, é claro, muito saboroso. Uma receita básica de pão leva ingredientes bem simples, como farinha de trigo, água, fermento biológico, açúcar, margarina e sal. O preparo do pão envolve transformações bem visíveis que podem ser utilizadas pelo professor como uma ferramenta de alfabetização científica dos alunos.

Comunidade de Aprendizagem

A escola e as visitas as padarias e Agroindústrias e Emater.

Articulação com o currículo

Química: Reações e ligações químicas
Biologia: Fermentação e a química dos nutrientes
Português: Elaboração e correção de relatórios.
Seminário Integrado: Realização de projetos de pesquisa relacionado ao tema abordado.
História: A desigualdade na produção e consumo de alimentos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Educação Básica Menino Deus

Diretor
João Vilmar de Souza Mendes

Turma
1º Ano Ensino Médio

Número de alunos
22

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quinze de Novembro

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUINZE DE NOVEMBRO

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
“O Projeto Química do Pão desenvolvido com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, foi muito válido, pois através das atividades práticas realizadas, proporcionou maior aproximação com os alunos. Além disso, proporcionou ainda um momento de reflexão sobre minha metodologia em sala de aula, pois com o projeto os alunos buscaram respostas para seus questionamentos, despertaram o interesse pelas aulas de química e envolveu todos nas atividades realizadas.”
Vânia Frühling | Professor(a)