Classificação: animais
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

D.E.A Investigando as Codornas
Expedição Investigativa

1. Expedição Investigativa
1.1. Recorte do Currículo:
- Natureza - Ciências
1.2.Território:
- Arredores da escola; vivências em casa
1.2. Pergunta Exploratória:
- O que chamou mais atenção nos arredores da escola?

Objetivos

Reconhecer a importância dos animais, a interdependência a outras espécies, características, semelhanças, diferenças e hábitos. Explorar os sons, habitat e experiências com animais. Observar, pesquisar e registrar informações sobre os animais. Correlacionar o projeto com o processo de apropriação sistema de leitura/escrita e letramento. Proporcionar leituras compartilhadas. Apresentar diferentes gêneros textuais. Elaborar textos coletivos. Ampliar hipóteses de leitura/escrita.

Comunidade de Aprendizagem

Agroindústrias – visita orientada
Famílias dos alunos – visita orientada
Veterinário – roda de conversa sobre as curiosidades

Articulação com o currículo

Organização de painel sobre a classificação dos animas – domésticos e selvagens;
Análise das partes do corpo da galinha;
Vídeo (animação) sobre características de aves – galinhas / codornas;
Roda de conversa com veterinário sobre as curiosidades e cuidados com as aves – galinhas e codornas; características: alimentação, habitat, reprodução, etc;
Explorando nossa comunidade – conhecer as formas de criação de galinhas com nossa família (como cuidar, curiosidades...) – desenho;
Construindo o ambiente para nossas codornas – Jandir (a partir de história que tenha os valores como eixo abrir o diálogo com os alunos sobre a criação de codornas na escola)
Visita orientada na Agroindústria de Codornas – (matemática: quantidade, números, dezena, dúzia, centena, histórias matemáticas; ciências);
Oficina de culinária a partir da utilização dos ovos de codorna; (matemática: tempo, medidas, quantidade; ...
Vídeo “A fuga das galinhas”.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias

Turma
2º ano

Número de alunos
3

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Victor Graeff

Cooperativa
SICREDI ALTO JACUÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE VICTOR GRAEFF

Acompanhando o projeto D.E.A. realizado pelo 2 ano, pude perceber a empolgação dos alunos a cada descoberta sobre a criação de codornas. A criação de codornas para a produção de ovos tem sido uma atividade de grande relevância para a agricultura familiar, em resposta a demanda por alimentos saudáveis. Percebemos, então que o projeto foi de grande valia para alunos, professores e familiares, pois além de grande benefício próprio eles jamais esquecerão dessa experiência.