D.E.A Investigando as Codornas
Expedição Investigativa
1. Expedição Investigativa
1.1. Recorte do Currículo:
- Natureza - Ciências
1.2.Território:
- Arredores da escola; vivências em casa
1.2. Pergunta Exploratória:
- O que chamou mais atenção nos arredores da escola?
Objetivos
Reconhecer a importância dos animais, a interdependência a outras espécies, características, semelhanças, diferenças e hábitos. Explorar os sons, habitat e experiências com animais. Observar, pesquisar e registrar informações sobre os animais. Correlacionar o projeto com o processo de apropriação sistema de leitura/escrita e letramento. Proporcionar leituras compartilhadas. Apresentar diferentes gêneros textuais. Elaborar textos coletivos. Ampliar hipóteses de leitura/escrita.
Comunidade de Aprendizagem
Agroindústrias – visita orientada
Famílias dos alunos – visita orientada
Veterinário – roda de conversa sobre as curiosidades
Articulação com o currículo
Organização de painel sobre a classificação dos animas – domésticos e selvagens;
Análise das partes do corpo da galinha;
Vídeo (animação) sobre características de aves – galinhas / codornas;
Roda de conversa com veterinário sobre as curiosidades e cuidados com as aves – galinhas e codornas; características: alimentação, habitat, reprodução, etc;
Explorando nossa comunidade – conhecer as formas de criação de galinhas com nossa família (como cuidar, curiosidades...) – desenho;
Construindo o ambiente para nossas codornas – Jandir (a partir de história que tenha os valores como eixo abrir o diálogo com os alunos sobre a criação de codornas na escola)
Visita orientada na Agroindústria de Codornas – (matemática: quantidade, números, dezena, dúzia, centena, histórias matemáticas; ciências);
Oficina de culinária a partir da utilização dos ovos de codorna; (matemática: tempo, medidas, quantidade; ...
Vídeo “A fuga das galinhas”.