O MUNDO DOS ANIMAIS
Expedição Investigativa
PARTINDO DA PERGUNTA EXPLORATÓRIA QUE TIPOS DE ANIMAIS VOCÊ CONHECE? SEGUIMOS PARA A EXPEDIÇÃO NO ENTORNO DA ESCOLA PARA OBSERVAÇÃO DOS ANIMAIS, EM SEGUIDA FOMOS AO TELE CENTRO DA ESCOLA PARA AMPLIAR A VISÃO NO CONHECIMENTO DE OUTROS ANIMAIS, COM PESQUISAS REALIZADAS VIA INTERNET. ENCONTRAMOS ALGUNS SITES QUE MOSTRARAM A DIVERSIDADE DA NOSSA FAUNA, O QUE DESPERTOU MUITO A CURIOSIDADE DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AS DIVERSAS ESPÉCIES EXISTENTES E AS QUE JÁ SE ENCONTRAM EM EXTINÇÃO.
Objetivos
COMPREENDER AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS ANIMAIS, FAZENDO-OS DISTINGUIR CADA GRUPO, CARACTERIZANDO OS DIFERENTES QUANTO SEU HABITAT, ALIMENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS.
Comunidade de Aprendizagem
PROFESSORA, ALUNOS, PAIS.
Articulação com o currículo
A TEMÁTICA TRABALHADA CONTRIBUIU PARA O PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR, CONTEMPLANDO MUITOS DOS CONTEÚDOS ELENCADOS NO CURRÍCULO ESCOLAR.
ASSIM CONSEGUIMOS TRABALHAR: ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS, ANIMAIS ÚTEIS E NOCIVOS AOS HOMENS, RECONHECER AS DIVERSAS ESPÉCIES DE ANIMAIS E ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS. AS AÇÕES CONTEMPLARAM ATIVIDADES QUE ALÉM DE ENVOLVER A ÁREA DAS CIÊNCIAS, TAMBÉM CONTEMPLOU O PORTUGUÊS COM PRODUÇÕES ESCRITAS E LEITURAS DE INFORMAÇÕES, A MATEMÁTICA COM CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OPERAÇÕES, ARTES COM CONFECÇÃO DE MURAIS E DOBRADURAS, GEOGRAFIA COM PESQUISAS DE HABITATS DE ANIMAIS E HISTÓRIA COM ANÁLISE DA FICHA TÉCNICA E DA HISTÓRIA DE CADA ANIMAL.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
AO RETORNARMOS PARA SALA DE AULA, ORGANIZAMOS NOSSA RODA DE CONVERSA SOBRE OS ANIMAIS QUE ENCONTRAMOS NO ENTORNO DA ESCOLA E AS CURIOSIDADES QUE ELES RELATARAM NA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA. OS ALUNOS ESTAVAM CURIOSOS, DEMONSTRAVAM EM SEUS COMENTÁRIOS SOBRE AS ESPÉCIES E SUAS PECULIARIDADES DESPERTARAM O INTERESSE EM DESCOBRIR MAIS SOBRE OS ANIMAIS. ATÉ ENTÃO, ELES TINHAM CONHECIMENTO SOBRE OS ANIMAIS QUE OS RODEIAM E UM BREVE SABER SOBRE ANIMAIS SELVAGENS, ETC...