CORPO HUMANO, A MÁQUINA DA VIDA
Expedição Investigativa
PARTINDO A PERGUNTA EXPLORATÓRIA VOCÊ CONHECE SEU CORPO? PARTIMOS PARA A EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA NA BIBLIOTECA E NO TELE CENTRO DA ESCOLA.
COMEÇAMOS NOSSA INVESTIGAÇÃO NOS LIVROS DE CIÊNCIAS, BUSCANDO POR INFORMAÇÕES REFERENTES AO QUESTIONAMENTO QUE FIZ. AS IMAGENS INSTIGARAM A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS SOBRE OS NOMES DADOS AS PARTES DO CORPO, ASSIM COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVEM ALGUNS ÓRGÃOS.
POR ISSO FOMOS PARA O TELE CENTRO BUSCAR POR MAIS INFORMAÇÕES E VISUALIZAÇÃO DO ESQUELETO HUMANO
Objetivos
RECONHECER A IMAGEM DO PRÓPRIO CORPO DESTACANDO SUAS PARTES E DESCOBRINDO SEUS LIMITES E SENSAÇÕES.
Comunidade de Aprendizagem
PROFESSORA, ALUNOS E FAMÍLIA.
Articulação com o currículo
A ARTICULAÇÃO DO CURRÍCULO FOI BASTANTE SIGNIFICATIVA POIS ATRAVÉS DA TEMÁTICA PUDEMOS TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE CONTEMPLANDO TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM A RESPECTIVAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM O CURRÍCULO ESCOLAR. SENDO ASSIM ABORDOU-SE OS ASSUNTOS: NOSSO CORPO, OS CINCO SENTIDOS, ÓRGÃOS VITAIS, HÁBITOS ALIMENTARES E HIGIENE E SAÚDE. AS AÇÕES DESENVOLVIDAS FORAM BASTANTE DIVERSIFICADAS PROPORCIONANDO AOS ALUNOS ATIVIDADES AO AR LIVRE, TRABALHO COM MÚSICAS, USO DE DIFERENTES RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE CARTAZES, MURAIS, LIVROS COM HISTÓRIAS QUE ENGLOBAVAM A TEMÁTICA, ATIVIDADES RECREATIVAS E PALESTRAS INFORMATIVAS COM PARCERIA DA NUTRICIONISTA.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
AO RETORNARMOS PARA SALA DE AULA, REALIZAMOS UMA RODA DE CONVERSA SOBRE AS CURIOSIDADES QUE ELES OBSERVARAM NA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA.
OS ALUNOS ESTAVAM EUFÓRICOS, POIS OS BREVES COMENTÁRIOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO AGUÇARAM A CURIOSIDADE DE COMO FAZER O CORPO FUNCIONAR DIREITINHO, QUAIS PARTES SÃO RESPONSÁVEIS PELO QUE, ENTRE OUTROS.
POR TANTO, A TEMÁTICA APRESENTADA TEVE UM BOM RETORNO E COM CERTEZA RENDERÁ BONS FRUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO ENVOLVENTE E DESAFIADO