Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Uma viagem pelo mundo de carona nos jogos olímpicos
Expedição Investigativa

Visitação às instalações esportivas da Faculdade de Educação Física URI Campus Erechim.

Objetivos

Conhecer a origem dos jogos olímpicos; Contextualizar o evento esportivo estudando a localização do Brasil, País Sede das Olimpíadas 2016. Conhecer a evolução histórica dos Jogos Olímpicos. Selecionar, organizar e problematizar conteúdos promovendo um avanço no desenvolvimento intelectual e na construção social, respeitando o próximo e a diversidade cultural.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, famílias, alunos, direção, coordenação pedagógica, profissionais do esporte e da área da saúde.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS: A saúde do atleta - Alimentação saudável; Saúde e higiene pessoal; Funcionamento do corpo humano - Origem da vida - células e tecidos; Sistemas do Corpo humano e suas funções; HISTÓRIA E GEOGRAFIA: Conhecimento e localização no mundo - Pontos cardeais e colaterais; Noções dos continentes e oceanos; Linhas imaginárias da Terra; Onde fica o País das olímpiadas 2016?; Regiões do Brasil; LINGUA PORTUGUESA: Interpretação e compreensão oral e escrita; vocabulário oral e escrito; pontuação; produção textual. MATEMÁTICA -As quatro operações fundamentais; Medidas de tempo; Medidas de comprimento; Medidas de tempertura; Ordens e classes de numerais; Números ordinais; Múltiplos e divisores dos numerais. ARTES - Plásticas e visuais; Cores primárias e secundárias; ENSINO RELIGIOSO - Valores e atitudes; Homem: um ser de relações. EDUCAÇÃO FÍSICA - Jogos Pré-desportivos: handebol e voleibol.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Castelli

Diretor
Jussara Maria Branchi

Turma
5º Ano

Número de alunos
23

Educadores
Andrara H. Carneiro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Assessoria Pedagógica
Prof. Ivan Carlos Bagnara
Através do estudo das Olímpiadas foi possível desafiar os alunos e a comunidade escolar a entenderem conceitos de cidadania, solidariedade e motivação proporcionados pelo esporte. O trabalho coletivo promove o envolvimento de todos possibilitando o desenvolvimento de princípios éticos como a cooperação, o diálogo e o respeito à diversidade humana.
Andrara H. Carneiro | Professor(a)