BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
“ Quando eu brinco, eu fico feliz.
Valentim | aluno(a)
Expedição Investigativa
Recorte de Currículo: Brincar, estimular a cooperação, o respeito e a autonomia através de jogos e brincadeira
Território: Entorno da Escola.
Pergunta Exploratória: Quais brinquedos e brincadeiras que você mais gosta?
Durante a nossa expedição descobrimos que existem muitos brinquedos e brincadeiras que não conhecíamos.
Objetivos
Vivenciar momentos prazerosos de aprendizagem através dos brinquedos e brincadeiras que são vitais para uma infância feliz. Vivenciando brincadeiras antigas que não fazem parte de seu cotidiano, dando novos significados as brincadeiras e estimulando aprendizagem, criatividade e imaginação.
Comunidade de Aprendizagem
Familiares.
Pessoas da Comunidade.
Turmas do 1º ao 5º ano.
Articulação com o currículo
Confecção de brinquedos com sucatas (motricidade fina, criatividade, preservação ambiental, imaginação).
Resgatar brincadeiras e cantigas antigas: brincar e cantar (valores, memória, família, identidade).
Visita à casa de pessoas idosas para investigar brinquedos e brincadeiras antigas (valorização cultural, patrimônio imaterial, valores, comunidade).
Pesquisa com a família:
Nome de dois brinquedos ou brincadeiras.
Como se brica.
Regras.
Ilustração ou modelo do brinquedo.
Brincando com a família para experimentar com as crianças as brincadeiras descobertas na pesquisa com a família (resgate da memória familiar a partir do lúdico, lateralidade, coordenação motora, etc.).
Desenhos, massa de modelar, recorte.
Nome dos brinquedos e brincadeiras (letra inicial).
Noção tamanho, quantidade e cores.
Rodas de Conversa (oralidade, argumentação, análise crítica, sistematização de aprendizagem, reflexão).