A ética no convívio social
“ "Trabalhar com o projeto na nossa escola fez com que os alunos pudessem opinar nas decisões, tomar iniciativas, dialogar com os professores e direção da escola. Gosto de estudar onde os alunos também participam na preparação das atividades. Sinto-me empolgada de estudar de maneira participativa e com a cooperação de todos".
Camila Hermes | aluno(a)
Expedição Investigativa
Através de questionamento com os alunos e da maneira como acontecem as relações entre os seres,; decidimos abordar esse tema com os alunos no contexto escolar e na sociedade. Realizou-se uma pesquisa em cada turma onde eles elencaram quais assuntos deveriam ser abordados pelos professores e a partir disso foi montado o projeto.
Objetivos
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, equipe diretiva, posto de saúde e comunidade.
Articulação com o currículo
- Língua Portuguesa: escrita de texto considerando o gênero, o leitor,legibilidade, finalidade; pontuação; coerência e coesão; dramatização e produções textuais.
- Matemática: construção de gráficos para comunicação de informações; escrita fracionária e decimal; formas geométricas com materiais reciclados; gráficos.
- História, Geografia, Educação Física, Ensino Religioso; Língua Estrangeira; Arte; Ciências.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Depois da realização de reunião com os professores e assessoria do PUFV, foi levantado o tema e levado para a sala de aula onde os alunos puderam opinar e discutir os assuntos, tendo o professor como mediador.