EDUCAÇÃO, BELEZA, SAÚDE E SABOR
“ Gostei muito do projeto, achei muito legal aprender a ter uma boa alimentação e também, muito importante ter uma boa saúde.
Maria Cláudia Gonçalves | aluno(a)
Expedição Investigativa
Antes de iniciarmos o projeto, os alunos tiveram alguns textos sobre alimentação saudável, na disciplina de Agroecologia. Como demonstraram ainda interesse e questionamentos sobre o asusnto, em uma roda de conversa foi comentado sobre o assunto “Alimentação Saudável”, e, o que gostariam de pesquisar e aprender mais sobre o tema. Foi assim, que surgiu a proposta dos alunos, em obter mais conhecimento sobre alimentos saudáveis e suas influências na nossa vida.
Objetivos
Conscientizar os alunos, funcionários e familiares quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis gerando mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e a qualidade de vida de todos;
Transformar uma área propicia em um jardim como espaço de lazer e conhecimento;
Construir a horta escolar, de forma vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo, e o ser humano como parte dela.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias; Secretaria Municipal de Educação; Cultura e Desporto; Nutricionista; Prefeitura Municipal de Mormaço; Emater.
Articulação com o currículo
Agroecologia e Matemática: Pesquisa e tabulação sobre alimentação: foram aplicados questionários com as famílias, identificando os alimentos que consomem;
Artes: Desenho individual: os alunos iram realizar um desenho de como ficará o espaço escolar na visam deles;
Agroecologia: Frase de conscientização da importância de comer alimentos saudáveis; Pesquisa sobre: Tipos de chás e a importância de cada um deles; Caderno dos chás: cada aluno pode desenvolver o seu caderno com os chás e seus benefícios; Plantio das mudas de hortaliças e flores e manutenção da horta; Pesquisa sobre o valor nutricional dos alimentos; Plantas e hortaliças típicas do Rio Grande do Sul e Colheita e degustação dos alimentos cultivados pelos alunos.
Português: Roda de conversa e produção de relatório com o técnico Dalvo da Emater;