João de Barro
“ Eu adorei saber mais sobre o João de Barro, gostei muito de construir a casinha com argila.
Rafael Portela Laurini | aluno(a)
“ O projeto foi muito importante para o desenvolvimento da curiosidade e da aprendizagem do meu filho Ricardo. Todos os dias ele chegava em casa contando das atividades realizadas em sala de aula. Sendo mãe fico emocionada com tudo de novo que o Ricardo aprende e confesso que nós família também aprendemos junto com ele. Agradeço muito a escola e principlamente a professora por ter realizado esse projeto com as crianças.
Raquel Paulus | responsável
Expedição Investigativa
Recorte do Currículo: Seres vivos e não vivos.
Território definido: Bosque próximo à Escola.
Pergunta Exploratória: O que encontramos neste local?
No retorno da expedição realizamos uma roda de conversa, onde os alunos relataram o que mais lhe chamaram atenção. Em seguida fizeram o registro por meio de desenho, destacando o interesse pelo pássaro João de Barro.
Objetivos
Compreender que os pássaros são seres vivos.
Reconhecer o João- de -barro e o periquito como ser vivo;
Aguçar a consciência ecológica, valorizando os animais como seres importantes e a necessidade da sua preservação no planeta.
Perceber a diferença entre os seres vivos e não vivos;
Reconhecer a tutoria das atividades por meio de exposição;
Expor o projeto para visitação: painéis, atividades, outros;
Comunidade de Aprendizagem
• Professora de Biologia – roda de conversa.
Todos os envolvidos no projeto, mostraram-se solícitos, com boa vontade em participar da forma como melhor lhes cabia.
Articulação com o currículo
• Visita ao bosque no entorno do salão da comunidade;
• Ilustração das casinhas de João – de – barro que observam nos postes;
• Leitura e construção de frases;
• Atividade compartilhada com a família - Relato de experiências sobre o João – de - barro.
• Construção de gráfico – Os alunos identificaram o número de casinhas de João – de- barro no seu percurso diário;
• Construção de móbile de João de barro;
• Jogos matemáticos;
• Confecção da casinha de João – de – barro, com argila.
• Conversa com a professora de Biologia para sanar as curiosidades sobre o João – de – barro;
• Ouvir músicas sobre o pássaro;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Para decidir o tema do projeto realizamos um processo assemblear, todos tiveram espaço para defender sua ideia e para votar no tema que mais chamou atenção, sendo que a maioria decidiu pesquisar sobre o João-de-Barro.