Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

João de Barro Eu adorei saber mais sobre o João de Barro, gostei muito de construir a casinha com argila.
Rafael Portela Laurini | aluno(a)
O projeto foi muito importante para o desenvolvimento da curiosidade e da aprendizagem do meu filho Ricardo. Todos os dias ele chegava em casa contando das atividades realizadas em sala de aula. Sendo mãe fico emocionada com tudo de novo que o Ricardo aprende e confesso que nós família também aprendemos junto com ele. Agradeço muito a escola e principlamente a professora por ter realizado esse projeto com as crianças.
Raquel Paulus | responsável
Expedição Investigativa

Recorte do Currículo: Seres vivos e não vivos.
Território definido: Bosque próximo à Escola.
Pergunta Exploratória: O que encontramos neste local?
No retorno da expedição realizamos uma roda de conversa, onde os alunos relataram o que mais lhe chamaram atenção. Em seguida fizeram o registro por meio de desenho, destacando o interesse pelo pássaro João de Barro.

Objetivos

Compreender que os pássaros são seres vivos.
Reconhecer o João- de -barro e o periquito como ser vivo;
Aguçar a consciência ecológica, valorizando os animais como seres importantes e a necessidade da sua preservação no planeta.
Perceber a diferença entre os seres vivos e não vivos;
Reconhecer a tutoria das atividades por meio de exposição;
Expor o projeto para visitação: painéis, atividades, outros;

Comunidade de Aprendizagem

• Professora de Biologia – roda de conversa.

Todos os envolvidos no projeto, mostraram-se solícitos, com boa vontade em participar da forma como melhor lhes cabia.

Articulação com o currículo

• Visita ao bosque no entorno do salão da comunidade;
• Ilustração das casinhas de João – de – barro que observam nos postes;
• Leitura e construção de frases;
• Atividade compartilhada com a família - Relato de experiências sobre o João – de - barro.
• Construção de gráfico – Os alunos identificaram o número de casinhas de João – de- barro no seu percurso diário;
• Construção de móbile de João de barro;
• Jogos matemáticos;
• Confecção da casinha de João – de – barro, com argila.
• Conversa com a professora de Biologia para sanar as curiosidades sobre o João – de – barro;
• Ouvir músicas sobre o pássaro;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Para decidir o tema do projeto realizamos um processo assemblear, todos tiveram espaço para defender sua ideia e para votar no tema que mais chamou atenção, sendo que a maioria decidiu pesquisar sobre o João-de-Barro.

Ficha Técnica
Escola
EMEF José Rodrigues Cardoso

Turma
1º ano

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mormaço

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MORMACO

Considero a realização do projeto, uma atividade muito significativa, onde pude perceber o envolvimento, curiosidade e vontade de aprender dos meus alunos.