SOLUCIONANDO NOSSAS DÚVIDAS SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
“ Com o projeto eu aprendemos muitas coisas, que não sabiamos: construimos um diário de bordo, elaboramos problemas matemáticos com o tema Viagem à Fruki, construimos slides, textos, experiências, mapas conceituais, mas o que mais me trouxe conhecimento, foi mesmo, a viagem à Fruki, pois lá,nós pudemos ver, como funciona uma fábrica de refrigerantes, e ter a noção da evolução do trabalho desde quando surgiu a fábrica, até os dias de hoje. Foi tudo muito curioso e interssante.
Cyntia de Miranda Paludo | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na Fábrica de Refrigerantes da Fruki na cidade de Lajeado, foi uma grande oportunidade para os alunos, onde puderam identificar na prática, o processo de fabricação dos refrigerantes, fazendo a relação com o conteúdo trabalhado em sala de aula.
Objetivos
Nosso objetivo é entender a Revolução Industrial, solucionando nossas dúvidas através da pesquisa nas áreas de História, ciências, Português, Matemática e Geografia.
Comunidade de Aprendizagem
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Articulação com o currículo
História: vídeo e exercício sobre Revolução Industrial; Linha do tempo contendo a evolução do trabalho no Brasil; Pesquisa e trazer figuras para a construção da linha do tempo; Desenho: Linha de montagem automatizada; Pesquisa e apresentação em slides tipos de EPIs e suas funções, acidentes de trabalho e a prevenção; Leitura e interpretação e esquema de ideias; Fórum de debates sobre os temas relacionados a Revolução Industrial:
Português: Dicas para apresentação dos debates; Diário de bordo da expedição investigativa; Produção textual referente ao relato das experiências no projeto sistematizado em um poema.
Ciências: Roda de conversa sobre as descobertas relacionadas ao funcionamento de um laboratório; Experiência sobre bactérias na sala de aula.
Matemática: Elaboração e resolução de problemas.
Geografia: Maquete. Articulação com os impactos na área econômica, financeira e social a partir da industrialização no Brasil.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No retorno da expedição (viagem a Fruki) os alunos se organizaram em uma roda de conversa e produziram um diário de bordo, identificando o que foi mais interessante e curioso. Em um processo assemblear os alunos optaram por estudar o funcionamento dos laboratórios de análises.