Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

SOLUCIONANDO NOSSAS DÚVIDAS SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Com o projeto eu aprendemos muitas coisas, que não sabiamos: construimos um diário de bordo, elaboramos problemas matemáticos com o tema Viagem à Fruki, construimos slides, textos, experiências, mapas conceituais, mas o que mais me trouxe conhecimento, foi mesmo, a viagem à Fruki, pois lá,nós pudemos ver, como funciona uma fábrica de refrigerantes, e ter a noção da evolução do trabalho desde quando surgiu a fábrica, até os dias de hoje. Foi tudo muito curioso e interssante.
Cyntia de Miranda Paludo | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na Fábrica de Refrigerantes da Fruki na cidade de Lajeado, foi uma grande oportunidade para os alunos, onde puderam identificar na prática, o processo de fabricação dos refrigerantes, fazendo a relação com o conteúdo trabalhado em sala de aula.

Objetivos

Nosso objetivo é entender a Revolução Industrial, solucionando nossas dúvidas através da pesquisa nas áreas de História, ciências, Português, Matemática e Geografia.

Comunidade de Aprendizagem

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

Articulação com o currículo

História: vídeo e exercício sobre Revolução Industrial; Linha do tempo contendo a evolução do trabalho no Brasil; Pesquisa e trazer figuras para a construção da linha do tempo; Desenho: Linha de montagem automatizada; Pesquisa e apresentação em slides tipos de EPIs e suas funções, acidentes de trabalho e a prevenção; Leitura e interpretação e esquema de ideias; Fórum de debates sobre os temas relacionados a Revolução Industrial:
Português: Dicas para apresentação dos debates; Diário de bordo da expedição investigativa; Produção textual referente ao relato das experiências no projeto sistematizado em um poema.
Ciências: Roda de conversa sobre as descobertas relacionadas ao funcionamento de um laboratório; Experiência sobre bactérias na sala de aula.
Matemática: Elaboração e resolução de problemas.
Geografia: Maquete. Articulação com os impactos na área econômica, financeira e social a partir da industrialização no Brasil.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No retorno da expedição (viagem a Fruki) os alunos se organizaram em uma roda de conversa e produziram um diário de bordo, identificando o que foi mais interessante e curioso. Em um processo assemblear os alunos optaram por estudar o funcionamento dos laboratórios de análises.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Godoy Bueno

Turma
7 ano

Número de alunos
16

Educadores
Vera Furini, Jones Berticelli Cerini Caroline Malaggi, Rosangela Kuhn

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mormaço

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MORMACO

O projeto União Faz a Vida foi de suma importância para concretizar o ensino aprendizagem dos alunos do 7° ano sobre a Revolução Industrial. Articulamos com outras disciplinas, atividades de pesquisa que favoreceram a interdisciplinaridade e a troca de conhecimentos nas áreas que culminou em um leque de atividades variadas auxiliando os alunos envolvidos a ter mais autonomia na construção de seu conhecimento.