A vida no campo
“ Gosto muito do projeto, ele é sobre a valorização do homem do campo, nós fizemos uma expedição investigativa na casa do Nelson e Idelma Piccin, lá tem vários alimentos como frutas, verduras, carne, leite. Eles dizem que não falta nada na vida deles, é sossegada é feliz e como eles gostam.
Julia Baptista Stefanello | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu através de uma visita feita à propriedade rural de Nelson Piccin, localizada na comunidade de São Francisco, Nova Palma.
A discussão partiu das seguintes perguntas exploratórias:
• Como viver de maneira sustentável no campo?
• Como ter uma vida de qualidade vivendo no campo?
Objetivos
Valorizar o trabalho do homem do campo, além de reconhecer os diferentes tipos de agricultura e a importância dessa atividade para a humanidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, funcionários e comunidade local.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Produção textual, leitura e interpretação, confecção de um convite com papel reciclado e sementes (Semana do Meio Ambiente);
Matemática: Cálculos, medidas e Histórias matemáticas, Gráficos;
Ciências: Cultivo de verduras e legumes na horta da escola, valor nutricional dos alimentos, espécies de árvores frutíferas, solo Calendário de produção Agrícola, uso de equipamentos de segurança e de protetor solar na atividade agrícola;
História: Surgimento da agricultura, Evolução da agricultura;
Geografia: Tipos de solo, cuidados com o solo;
Ensino Religioso: Textos de reflexão (ex.: Milho Bom), Dinâmicas de grupo;
Artes: Música, dramatização, Desenhos, Confecção de cartazes, Pinturas com tipos de solos, Construção de embalagens com produtos recicláveis;
Ed. Física: Atividades Cooperativas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, a turma decidiu trabalhar sobre o tema “A vida do campo” para que haja a valorização da vida do campo através da cooperação, desenvolvendo cidadãos participativos e atuantes na sua comunidade.