Folclore: a cultura e o tempo
“ Eu gosto de desenvolver as atividades do projeto, porque aprendemos muitas coisas diferentes sobre nossa cultura, como: as lendas, as comidas típicas, personagens folclóricas, brincadeiras, mitos, entre outras coisas.
Ana Laura Scapin Galle | aluno(a)
Expedição Investigativa
A motivação inicial para a realização da expedição investigativa foi uma roda de conversa com os alunos para discutir as seguintes perguntas exploratórias:
• O que você entende por folclore?
• O que você gostaria de saber?
• Onde vão procurar sobre o assunto?
Após essa conversa, os alunos fizeram uma pesquisa em casa para encontrarem figuras relacionadas ao nosso folclore.
Objetivos
Valorizar e vivenciar o saber folclórico, por meio do convívio social, por via oral ou por imitação resgatando as manifestações folclóricas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade.
Articulação com o currículo
° Matemática: Sistema numérico e situações problemas;
° Geografia/ História: Terra, nossa casa, as culturas dos lugares/ onde surgiram (mapas) e crenças das famílias;
° Ciências: O homem como ser social e que vive influenciado pela diversidade cultural/ natureza;
° Ensino Religioso: Respeito às crenças, às diferenças e valorizar a cultura do outro;
° Artes: Ilustração dos textos estudados, confecção de fantoches, confecção de quadros;
º Língua Portuguesa: Produção de cartazes, contação e produção de histórias, trabalhar com a autocorreção pela reescrita, observando ortografia, coesa e coerência, entrevista com uma pessoa mais velha, para descobrir sobre brincadeiras, comidas, danças e outros, gincana folclórica e teatro de fantoches;
° Ed. Física: regras das brincadeiras de antigamente e de hoje – jogo amarelinha e dança.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Nesse projeto houve a participação dos pais nas entrevistas realizadas pelos alunos. Após a expedição os alunos, juntamente com a professora, consideraram importante conhecer mais sobre nossos costumes e nossa história.