Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Folclore: a cultura e o tempo Eu gosto de desenvolver as atividades do projeto, porque aprendemos muitas coisas diferentes sobre nossa cultura, como: as lendas, as comidas típicas, personagens folclóricas, brincadeiras, mitos, entre outras coisas.
Ana Laura Scapin Galle | aluno(a)
Expedição Investigativa

A motivação inicial para a realização da expedição investigativa foi uma roda de conversa com os alunos para discutir as seguintes perguntas exploratórias:
• O que você entende por folclore?
• O que você gostaria de saber?
• Onde vão procurar sobre o assunto?
Após essa conversa, os alunos fizeram uma pesquisa em casa para encontrarem figuras relacionadas ao nosso folclore.

Objetivos

Valorizar e vivenciar o saber folclórico, por meio do convívio social, por via oral ou por imitação resgatando as manifestações folclóricas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade.

Articulação com o currículo

° Matemática: Sistema numérico e situações problemas;
° Geografia/ História: Terra, nossa casa, as culturas dos lugares/ onde surgiram (mapas) e crenças das famílias;
° Ciências: O homem como ser social e que vive influenciado pela diversidade cultural/ natureza;
° Ensino Religioso: Respeito às crenças, às diferenças e valorizar a cultura do outro;
° Artes: Ilustração dos textos estudados, confecção de fantoches, confecção de quadros;
º Língua Portuguesa: Produção de cartazes, contação e produção de histórias, trabalhar com a autocorreção pela reescrita, observando ortografia, coesa e coerência, entrevista com uma pessoa mais velha, para descobrir sobre brincadeiras, comidas, danças e outros, gincana folclórica e teatro de fantoches;
° Ed. Física: regras das brincadeiras de antigamente e de hoje – jogo amarelinha e dança.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Nesse projeto houve a participação dos pais nas entrevistas realizadas pelos alunos. Após a expedição os alunos, juntamente com a professora, consideraram importante conhecer mais sobre nossos costumes e nossa história.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari

Diretor
Lucineide Montagner Rossato

Turma
3º Ano

Número de alunos
9

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Considero de grande importância para os alunos trabalhar com um projeto que envolve a temática do folclore, pois possibilitou que eles aprendessem um pouco mais sobre a nossa cultura. Os alunos envolveram as respectivas famílias, através de pesquisas ligadas à culinária, a brincadeiras, a trava-línguas, como também todos os outros alunos e professores da escola através da realização de uma gincana folclórica.
Patricia Savegnago | Professor(a)