Conhecendo a História do Município de São João do Polêsine
“ Aprendi muitas coisas sobre a cidade. Como eu nasci em Santa Maria, não sabia muito, fui aprendendo aos poucos. Conhecemos lugares como o monumento, a praça, o quadro dos tropeiros, a igreja. Entrevistamos pessoas e fizemos vários passeios.
Evelyn | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa aconteceu no dia 18 de abril, com uma visita ao Sr. Dirceu Guariente, onde ele respondeu as perguntas dos alunos sobre o município. Dentre estas perguntas, a curiosidade dos alunos foi de saber porque aconteceu a separação de Faxinal do Soturno, fato este, que ele respondeu e contou sobre outras coisas do município. Os alunos perguntaram, tiraram fotos e o Sr. Dirceu os esperou com um relatório das coisas que ele poderia contar.
Objetivos
Compreender o momento histórico em que o município foi criado e as razões da sua existência, oportunizando um conhecimento mais aprofundado e estabelecendo relações entre o presente e o passado.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local.
Articulação com o currículo
• O resgate da história do município: História (entrevista, relatos, leituras);
• Localização de São João do Polêsine: Mapa e pontos cardeais. Usando a bússola para localizar-se no município;
• A população que povoou São João do Polêsine: Desenho da árvore genealógica – Descendência;
• Gastronomia: Degustação e produção de diferentes tipos de comida;
• Economia do município: Visita ao escritório da Emater para entender o que gera renda para o município;
• Pontos turísticos: Visitas ao museu e de demais pontos turísticos, produzindo depois da visita a releitura destes pontos para a produção do cartão postal e da sacola do dia da família;
• Linha do tempo das Administrações Municipais, Câmara de vereadores - Construção da linha do tempo
• Marcos de cada Administração municipal: Entrevistas com ex-prefeitos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O conselho de grupo aconteceu com a participação da professora e dos alunos, quando retornamos para a sala de aula organizamos relatos, textos sobre a expedição investigativa e em uma roda de conversa, escolhemos o nome do projeto: “Conhecendo a história do município”.