Convivência, cidadania e respeito às diferenças
“ O projeto Convivência, cidadania e respeito às diferenças é importante para mim porque ele trata da importância de ajudar os outros, conviver bem, ter respeito com todos e entender as diferenças das pessoas, pois somos todos importantes.
Rafaela Giovelli | aluno(a)
Expedição Investigativa
A motivação inicial para a realização da expedição investigativa foi assistir ao vídeo “Gentileza gera gentileza”. Após, os alunos pintaram o cartaz da Campanha da Fraternidade – 2016. Após essas atividades, discutiu-se sobre as seguintes perguntas exploratórias: Como eu cuido de mim, das pessoas e do lugar onde vivo?
Objetivos
Realizar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, contribuindo assim para um dia a dia participativo, democrático, divertido e saudável.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
* Língua Portuguesa: Produzir frases e textos, Interpretar fábulas e histórias, Estudar textos informativos (ex.: CF 2016), relatos e troca de experiências;
* Matemática: Resolver histórias matemáticas, Interpretar gráficos simples, Resolver cálculos
Sistema monetário e Leitura das horas;
* Ciências: Alimentação saudável, Hábitos de higiene do corpo e com os alimentos, Cuidado com o meio ambiente e com as pessoas e Reconhecer os elementos da natureza;
* História/ Geografia: Diversidade de etnias, Ação humana e sua influência no meio ambiente;
* Artes: Produção de desenhos, painéis e murais, atividades com pintura, recorte e colagem, Atividades sobre a criação do mundo;
* Ensino Religioso: Textos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, os alunos, juntamente com a professora, consideraram importante trabalhar sobre a temática em questão, uma vez que no mundo de hoje existe muita violência, vandalismo, desrespeito ao meio ambiente e, até mesmo, ao próprio ser humano. Também é importante ressaltar que será trabalhado aspectos relacionados ao comportamento dos alunos dentro e fora da escola, buscando a prática do respeito, fundamento da desejada convivência saudável.