Como ler faz bem pra mente
“ Através do projeto percebemos que mudou muito nosso hábito de ler e escrever, agora estamos melhor na leitura e escrita, estamos com a letra mais bonita e estamos nos comportando em sala de aula cada vez melhor.
Natanael e Eduarda | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta Exploratória: PARA QUÊ LER E ESCREVER NA ESCOLA?
Inicialmente, oportunizou-se que os alunos do 2º e 3º ano relatassem sobre pra quê ler e escrever na escola . Após realizamos uma visita a biblioteca da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII e a biblioteca da nossa Escola La Salle para observar os dois ambientes, que proporcionam a imaginação, a criatividade, o gosto pelas obras literárias e o prazer de ler e escrever com autonomia.
Objetivos
Explorar a capacidade imaginativa e criativa através da leitura e escrita de histórias infantis em um espaço acolhedor para desenvolver a autonomia e criatividade do aluno.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores e comunidade local.
Articulação com o currículo
* Produção textual, leitura: Visita a biblioteca pública do município;
* Produções textuais: Construção MEU DIÁRIO - livrinho do aluno;
* Incentivar a curiosidade, a exploração,o encantamento, o questionamento, recriando contextos significativos através da exploração da capacidade imaginativa;
* Inserir na sala de aula momentos da leitura, no mínimo 15 minutos diário para adquirir o hábito gostoso e o prazer em ler todos dias: piquenique da leitura; encontros ao ar livre para praticar a leitura em diferentes ambientes;
* Produção textual: Relato da história que os pais leram;
* Leitura e Cidadania: Bolsa Amarela (Com livros de literatura infantil que serão enviados para lerem com os pais. Mães ajudarão a confeccionar a bolsa para que ela seja itinerante, passeie pelas famílias nos finais de semana;
* Artes, cores, formas geométricas da matemática, o espaço, dimensões: Ilustração das historinhas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa foi realizada uma roda de conversa onde os alunos puderam conversar sobre aquilo que eles já sabiam sobre leitura e o que eles poderiam aprender. Também foi realizada a votação com a escolha do nome do projeto: COMO LER FAZ BEM PRA MENTE.