Classificação: Brincadeiras Lúdicas
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando e aprendendo
Expedição Investigativa

As crianças foram estimuladas a representar por falas e gestos o que mais lhes chamava atenção dentro da sala de aula, em especial, o móbile construído.

Objetivos

Estimular através dos brinquedos e brincadeiras a aprendizagem e desenvolvimento humano, em especial a coordenação motora fina e ampla e a locomoção.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, comunidade escolar, professores.

Articulação com o currículo

Ações: Tapete das sensações, das percepções, móbile sonoro, mãos sensoriais, túnel, boliche, encaixa-encaixa.
Linguagem Identidade e autonomia: Brincadeiras, expressão oral, esperar sua vez (regras de convívio social), emprestar brinquedos, dividir.
Linguagem oral: Comunicar-se através de sons.
Matemática: Formas, espessura, textura.
Natureza: Experiências com materiais diversos, visão e tato (cinco sentidos).
Arte: Movimentos gestuais, silêncio e diferentes sons: duração (curtos e longos), intensidade (fracos e fortes), e timbre.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Doce Infância

Turma
Berçário

Número de alunos
14

Educadores
Édina Raquel dos Santos, com a colaboração da estagiária Bruna Dezengrini, e das atendentes Liane Teresinha Barbosa Rambos e Lurdes Langue.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Com a confecção de brinquedos diversos, aprendemos que estes chamam mais atenção e os mantem interessados por mais tempo em descobrir e perceber cada detalhe do brinquedo novo, desenvolvendo a parte investigativa e desenvolvendo seus sentidos.
Édina Raquel dos Santos | Professor(a)