Literatura Infantil
“ Eu vejo que essa atividade está ajudando as crianças e os adolescentes na leitura, porque lemos poemas, conhecemos livros e isso ajudou a imaginar as histórias e fazer bons trabalhos.
O Programa A União Faz a Vida me ajudou a pensar diante dos livros e a ler mais, imaginando através dos poemas e livros que li. Eu sempre imagino a história.
A União Faz a Vida ajuda a formar muita gente e a formar pessoas que lêem mais poesias, livros e poemas.
Estou muito feliz de poder participar!
Giovana Vazzoler | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na Biblioteca da escola, onde foram investigados os títulos de obras destinadas ao público infantil, local de publicação, ano, autores brasileiros e gaúchos.
Objetivos
Oportunizar aos estudantes do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, espaços de reflexão sobre o papel que a leitura exerce na sociedade, sua função, suas fontes de veiculação e sua relevância para a formação da cidadania dos indivíduos, de forma que os estudantes possam desenvolver o hábito de ler e, por meio deste, construam uma visão crítica e autônoma acerca do contexto onde vivem, relacionando a palavra escrita aos significados que assume na sociedade.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade atuou diretamente na realização do projeto, pois as avós e as mães dos estudantes foram convidadas a participar da rotina da escola, contando histórias orais, resgatando a herança cultural e folclórica. Também participaram da mediação de oficinas, como a de construção de boneca de palha e carrinho de madeira.
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS:
• Higiene;
• O corpo;
• Alimentação e tipos de alimentos.
HISTÓRIA:
• Influências culturais de cada etnia;
• A história da literatura infantil;
• Primeiros clássicos infantis;
• História do livro impresso.
ENS. RELIGIOSO:
• Relações familiares;
• Amizade;
• Fenômeno Religioso.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
• Coordenação motora ampla;
• Esquema corporal.
GEOGRAFIA:
• Localização;
• Noção de tempo e espaço.
ARTES:
• Linhas;
• Formas;
• Modelagem;
• Cores.
LÍNGUA PORTUGUESA:
• Oralidade;
• Produção de texto;
• Vocabulário;
• Tipos de texto;
• Ortografia;
• Gramática;
MATEMÁTICA:
• Sistema de numeração e quantidades;
• Sequência lógica;
• Quatro operações;
• Ordem crescente e decrescente.