Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As diferentes formas de leitura “Foi muito importante, porque através deste projeto podemos expressar nossa opinião e dar sugestões de como gostaríamos de estudar e entender a leitura na vida e na escola”.
Rafael Daros | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada para definir o tema, por meio de assembleia de alunos, onde expuseram suas curiosidades sobre a leitura. Posteriormente a expedição foi utilizada novamente para abordar a relação leitura e sexualidade, por meio de pesquisa no Centro Municipal de Saúde e nas farmácias locais.

Objetivos

• Analisar e discutir temas que inquietam os adolescentes, relacionando ao modo como cada veículo de acesso à leitura trata tais questões;
• Argumentar criticamente informações veiculadas pelos meios de comunicação e abordadas nos livros, jornais, revistas, sites e outras fontes de acesso à leitura;
• Analisar a influência da cultural local sobre as formas de leitura.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade esteve presente na definição do tema do projeto, por meio da realização de pesquisa de campo. Além disso, pode-se contar com profissionais do Centro Municipal de Saúde e de comerciantes (farmácia) para tratar questões relacionadas à leitura e à sexualidade.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS: Sexualidade; Hábitos de higiene e limpeza; Doenças sexualmente transmissíveis; O ciclo da vida (concepção).
HISTÓRIA: A cultura local e sua influência sobre a leitura; A leitura na infância dos avôs dos alunos.
ENSINO RELIGIOSO: Espiritualidade e fé; Fenômeno religioso; A influência da religião sobre a leitura.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Desenvolvimento humano e esporte; Cultura e lazer.
GEOGRAFIA: Localização; Demografia; Limites do município.
ARTES: Cores; Formas geométricas; Modelagem; Escultura.
LÍNGUA PORTUGUESA: Oralidade; Diferentes tipos de textos; Verbos de ligação; Gramática; Tipos de oração; Produção de texto; Leitura.
MATEMÁTICA: Sistema monetário; Medida de massa e volume; Área e perímetro; Quatro operações.


Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual de Educação Assis Brasil

Diretor
Genuir Luiz Marchezi

Turma
6º ao 9º ano Ensino Fundamental

Número de alunos
118

Educadores
Mariza Germi, Elidiane Z. Luza, Jussara L . Marchezi, Luana Dall Agnol, Elizabete Risson, Cleoni Rissatto, Maria C. Rampazzo, Valéria C. D. Didó e Zenilde M. Dagnese.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Assessoria Pedagógica
Professora Carla Luiza Vicenzi, Faculdade IDEAU/Getúlio Vargas
“O trabalho foi muito proveitoso, pois a partir dele desenvolvemos o projeto específico com as turmas. No nosso caso – leituras sobre sexualidade e higiene na mídia. As conversas foram muito gratificantes, especialmente com os alunos do sexto ano [...]. Por isso, a importância de revermos os componentes curriculares em rede, para acabar envolver no mesmo tema o máximo de ligações entre os conhecimentos das diversas áreas.”
Mariza Terezinha Germi | Professor(a)