As diferentes formas de leitura
“ “Foi muito importante, porque através deste projeto podemos expressar nossa opinião e dar sugestões de como gostaríamos de estudar e entender a leitura na vida e na escola”.
Rafael Daros | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada para definir o tema, por meio de assembleia de alunos, onde expuseram suas curiosidades sobre a leitura. Posteriormente a expedição foi utilizada novamente para abordar a relação leitura e sexualidade, por meio de pesquisa no Centro Municipal de Saúde e nas farmácias locais.
Objetivos
• Analisar e discutir temas que inquietam os adolescentes, relacionando ao modo como cada veículo de acesso à leitura trata tais questões;
• Argumentar criticamente informações veiculadas pelos meios de comunicação e abordadas nos livros, jornais, revistas, sites e outras fontes de acesso à leitura;
• Analisar a influência da cultural local sobre as formas de leitura.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade esteve presente na definição do tema do projeto, por meio da realização de pesquisa de campo. Além disso, pode-se contar com profissionais do Centro Municipal de Saúde e de comerciantes (farmácia) para tratar questões relacionadas à leitura e à sexualidade.
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS: Sexualidade; Hábitos de higiene e limpeza; Doenças sexualmente transmissíveis; O ciclo da vida (concepção).
HISTÓRIA: A cultura local e sua influência sobre a leitura; A leitura na infância dos avôs dos alunos.
ENSINO RELIGIOSO: Espiritualidade e fé; Fenômeno religioso; A influência da religião sobre a leitura.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Desenvolvimento humano e esporte; Cultura e lazer.
GEOGRAFIA: Localização; Demografia; Limites do município.
ARTES: Cores; Formas geométricas; Modelagem; Escultura.
LÍNGUA PORTUGUESA: Oralidade; Diferentes tipos de textos; Verbos de ligação; Gramática; Tipos de oração; Produção de texto; Leitura.
MATEMÁTICA: Sistema monetário; Medida de massa e volume; Área e perímetro; Quatro operações.