Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Os tipos de leitura e o desenvolvimento humano
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu inicialmente com crianças da Creche Municipal, investigando suas preferências por leitura. A mesma expedição também foi realizada com as pessoas do clube da terceira idade, analisando o que este público ou faixa etária mais gosta de ler.

Objetivos

Perceber a importância da leitura adequada, conforme a fase de desenvolvimento do ser humano.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade integrou o projeto por meio da realização de oficinas de contagem de histórias antigas para as crianças e de confecção de fantoches e brinquedos com materiais alternativos. As avós e mães das crianças colaboraram com estas oficinas.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS: Fases do desenvolvimento humano; O cérebro humano; Genética.
HISTÓRIA: A evolução da leitura para crianças; A concepção de infância na história; Folclore na realidade de David Canabarro; Influências étnicas.
ENSINO RELIGIOSO: Cooperação; Valores; Espiritualidade e fé.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Motricidade; Teatro e expressão corporal; Movimento e dança.
GEOGRAFIA: Limites do município; Pontos cardeais.
ARTES: Coordenação motora fina; Criatividade; Cores; Formas; Linhas.
LÍNGUA PORTUGUESA: Expressão oral; Contação de história; Tipos de leitura; Produção textual; Gramática.
MATEMÁTICA: Sistema de numeração e quantidades; Proporcionalidade; Porcentagem; Sistema de medidas; Operações básicas.


Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual de Educação Assis Brasil

Diretor
Genuir Luiz Marchezi

Turma
1º ao 3º ano Curso Normal Nível Médio

Número de alunos
22

Educadores
Mirtes V. Seganfredo, Aracelli Dalamaria, Reni Busnello, Elenice M. Preto, Rosangela V. Benedetti, Jussara L. Marchezi e Zenilde Dagnese.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Assessoria Pedagógica
Professora Carla Luiza Vicenzi, Faculdade IDEAU/Getúlio Vargas
Quando um tema é discutido e escolhido no grupo a grande maioria se sente desafiada e comprometida a desenvolver o trabalho proposto. Dessa forma, trabalha-se de forma colaborativa com outros professores e outras turmas da escola, criando grupos de aprendizagem para compartilhar os desafios e propor estratégias, estabelecendo uma relação mais igualitária e dialógica entre todos, reconhecendo e valorizando saberes diferentes.
Reni Salete da Rocha Busnello | Professor(a)