Vivenciando e aprendendo sobre o trabalho local da Comunidade de Linha Concórdia
“ Estou achando muito legal, pois estamos aprendendo muitas coisas diferentes, coisas que não sabíamos, atividades realizadas na nossa comunidade que não sabíamos e que gostamos muito. Pois tudo aquilo que aprendermos agora vai servir para nosso futuro também.
Tauani Zuvai | aluno(a)
Expedição Investigativa
Contato com o proprietário Edson Rafael Steffler. Conversa com os alunos sobre o passeio realizado. Realização do passeio na comunidade Linha Concórdia, com ponto culminante na propriedade do senhor Edson. Colheita dos dados: Ao retornar para a escola foi trabalhado com contação e dramatização da história dos três porquinhos. Em seguida foi elaborado os relatórios escritos sobre a visita realizada.
Objetivos
Oportunizar aos educandos vivenciar e valorizar a cultura local através de pesquisas e visitas.
Comunidade de Aprendizagem
Carlos R.kirst, Helga Collet,Ederson R. Eichstatt,Marlize Roesh, Sandra Mendes,Marli Soares, Vinilda Horst, Lerce Jost, Rosemari Shawaab, Ivete Mendes, Daiane Baraldi Steffler, Ceno Santos da Silva, Andreia Aparecida Borgens da Silva, Osvaldo Zuvai, Marno Gelci Coop e Edson Rafael Steffer.
Articulação com o currículo
Língua portuguesa: textos de diversos gêneros, leitura, interpretação, produção textual, filme, leitura de textos sobre o município, relatos, frases, uso do dicionário. Matemática: sequência numérica, escrita e leitura de numerais, números pares e ímpares, cálculo do perímetro. História: aspectos históricos, belezas naturais, uso e costumes, colonização, símbolos municipais. Geografia: Salto do Yucumã, Parque Florestal do turvo, localização do município dentro do Estado e do País, limites. Ensino religioso: valorização das belezas naturais, cooperação, respeito coleguismo. Arte: construção da maquete, desenho e colagem.