Contextos da vida no campo: explorando as possibilidades rurais
Expedição Investigativa
A escolha do tema do projeto surgiu através do diálogo realizado em sala de aula e concretizou-se na visitação a propriedade rural.
Objetivos
Conhecer, valorizar e relacionar situações, lugares e pessoas da zona rural do município, de maneira interdisciplinar e significativa, construindo e reconstruindo saberes e conhecimentos através de atividades e ações.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionária, moradora da comunidade: Brunilda Renner, nutricionista Luciani Eickhof, psicóloga Carine Anklam, famílias (Mai, Martens, Bomm, Wendt, Chagas, Nascimento, Lourenço, Lima, Ruckert), EMATE: Delires Habitzreiter, funcionário público Ari Scapini e agricultor Danilo Federrizzi.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Produção de texto/relatório; Produção de frases; Ditado; Caligrafia (letra legível); História em quadrinhos; Ortografia; Oralidade; Tipos de frases; Separação silábica. Matemática: Cálculos; Situações problema; Composição e decomposição numérica – resolução de problemas; Sistema monetário. Ciências: Água: Captação de água; Estados físicos; Água potável e não potável (saneamento básico, contaminação da água e poluição; ciclo da água na natureza; Educação ambiental; Produção de alimentos. - Observação do espaço (plantas, ar, água, animais); Cadeia alimentar (noções básicas, enfatizando as relações entre elas). Alimentos; Época de plantio e colheita. História: Noções de tempo; Modificações do espaço ao longo do tempo. Geografia: Características do município; localização espacial; atividades econômicas; limites do município; Salto do Yucumã e o Parque Florestal do Turvo. Arte: Musicalidade.