Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Explorando as linguagens: movimentando, interagindo, criando e comunicando
Expedição Investigativa

Foi realizada uma caminhada no ambiente escolar, com a finalidade de observar a estrutura física da escola, bem como, conhecermos melhor o ambiente onde estamos inseridos. A partir desta caminhada apreciativa, dialogamos sobre as atividades que são realizadas em cada um desses espaços, incluindo também o pátio escolar.

Objetivos

Proporcionar atividades lúdicas que proporcionem o desenvolvimento das linguagens, contribuindo para a aprendizagem significativa.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionária, psicóloga Carine Anklam, nutricionista Luciani Eickhoff, Famílias: Fiuza, Pires, Martens, Nascimento, Lourenço; Rodrigues; comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Linguagem da Natureza e Sociedade: Conhecimento do espaço físico da escola (nome, nome das coisas relativas a ela, dos colegas, professores, funcionários), hábitos e atitudes saudáveis, limites e valores. Linguagem do Movimento: interação, lateralidade, atenção e concentração, expressão corporal. Linguagem Oral e Escrita: Orientação espacial, expressão oral e limite (noção de espaço). Língua Portuguesa: continuidade do processo de alfabetização e letramento. Ciências: corpo humano: retomada das partes externas do corpo, órgãos e sentidos do corpo humano: audição, paladar, tato, visão e olfato. Artes: coordenação ampla e fina; musicalidade: sons do nosso corpo, da nossa casa; direção e volume dos sons; exploração corporal através dos ritmos; canções. Ensino Religioso: oração; significado da oração, respeitando as diferentes religiões; respeito; amizade.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Matias de Albuquerque

Turma
Jardim, Pré e 1º ano

Número de alunos
10

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
O ato de brincar, implica numa série de benefícios para a criança e o corpo, é a primeira experiência de aprendizagem pela qual iniciamos o nosso conhecimento de mundo e, através dele aprimoramos nossas habilidades e competências necessárias para um desenvolvimento ativo e saudável.
Elaine Roselei Gularte | Professor(a)