Explorando as linguagens: movimentando, interagindo, criando e comunicando
Expedição Investigativa
Foi realizada uma caminhada no ambiente escolar, com a finalidade de observar a estrutura física da escola, bem como, conhecermos melhor o ambiente onde estamos inseridos. A partir desta caminhada apreciativa, dialogamos sobre as atividades que são realizadas em cada um desses espaços, incluindo também o pátio escolar.
Objetivos
Proporcionar atividades lúdicas que proporcionem o desenvolvimento das linguagens, contribuindo para a aprendizagem significativa.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionária, psicóloga Carine Anklam, nutricionista Luciani Eickhoff, Famílias: Fiuza, Pires, Martens, Nascimento, Lourenço; Rodrigues; comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Linguagem da Natureza e Sociedade: Conhecimento do espaço físico da escola (nome, nome das coisas relativas a ela, dos colegas, professores, funcionários), hábitos e atitudes saudáveis, limites e valores. Linguagem do Movimento: interação, lateralidade, atenção e concentração, expressão corporal. Linguagem Oral e Escrita: Orientação espacial, expressão oral e limite (noção de espaço). Língua Portuguesa: continuidade do processo de alfabetização e letramento. Ciências: corpo humano: retomada das partes externas do corpo, órgãos e sentidos do corpo humano: audição, paladar, tato, visão e olfato. Artes: coordenação ampla e fina; musicalidade: sons do nosso corpo, da nossa casa; direção e volume dos sons; exploração corporal através dos ritmos; canções. Ensino Religioso: oração; significado da oração, respeitando as diferentes religiões; respeito; amizade.