Lendo e escrevendo vou aprendendo
Expedição Investigativa
Os alunos visitaram as bibliotecas dos municípios de Derrubadas e Tenente Portela.
A escolha do tema do projeto surgiu da conversa sobre as características da biblioteca de Tenente Portela e de Derrubadas.
Além disso, os alunos demostraram grande interesse pela história da biblioteca municipal do município visitado.
Objetivos
Incentivar o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o livro lido, da contação de histórias e da produção literária.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionária, família de Marcio Dierings, família Sell, família Silva, família Bomm, família Nascimento, família Winck, família Lourenzi, comunidade, Sr. Dari Seffrim
Articulação com o currículo
História/Geografia: localização espacial. Elaboração de mapa do trajeto feito. Português: Formação silábica produção de texto, relato de passeios, contação oral do passeio. Separação silábica, uso do dicionário ortografia, tipos de frases. Produções de frases e textuais
Matemática: Contagem de figuras e personagens de historias infantis, recorte das mesmas, antecessor e sucessor, maior e menor. Problemas que envolvam situações aditivas e multiplicativas. Composição e decomposição dos números, ordem, construção e estudo do gráfico. Pesquisa de preços em tabela. (de livros infantis e outros gêneros literários). Ciências: identificação dos personagens das histórias lidas. Artes: desenho sobre a história que leu. Educação física: caminhada, coordenação motora, ordem, organização limites noção de espaço e tempo.